O novo século

Páginas: 8 (1902 palavras) Publicado: 11 de dezembro de 2014
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.
Docente: Gislaine Cripaldi Silva Disciplina: História
Discente: Turma: 1031-3AM

O novo século
A globalização e a nova ordem mundial
Ao final do século XX o mundo “girava em torno” dos Estados Unidos. Nos últimos anos do século, ocapitalismo teve grande expansão, o que acelerou o processo de globalização. A previsão para o século XXI era promissora, mas o mundo ainda estava em meio a guerras, ataques terroristas, crise econômica e milhões de pessoas sofrendo por conta disso. O ponto positivo do novo século era a preocupação com o meio ambiente.
O século XX foi marcado pelos projetos que buscavam a hegemonia mundial. O grandeprojeto com pretensões hegemônicas foi o do fascismo, que tinha como oposição o nazismo, que ocorreu entre o final da década de 30 e início da década de 40, onde pretendia fazer da Alemanha uma grande potência. A derrota dos fascismos e do nazismo em 1945, aliada a outros fatores, resultaram na vitória do projeto liberal-democrático e, consequentemente, na existência de uma única grande potência: osEstados Unidos da America.
Com o fim da Guerra Fria, USA aliado a outros seis países formaram o G7, formalizando assim sua posição hegemônica. O capitalismo teve grande expansão, inclusive para as áreas que antes eram socialistas, tornando-se globalizado. E assim, instituiu-se a “nova ordem mundial”: o capitalismo.
A globalização pode ser definida como: processo em que os países abrem suaseconomias, integrando os mercados nacionais, resultando na interpendência deles. Não se tratando de algo definitivo, mas uma tendência, que põe em segundo plano os Estados nacionais.
O processo de globalização criou uma divisão internacional do trabalho. Empresas de diversas áreas eram distribuídas pelo mundo. Multinacionais instalaram-se em países mais pobres, deixando para trás a concentraçãoindustrial. Essa globalização influenciou as Bolsas de Valores, que passaram a depender umas da outras, assim como, as pequenas e médias empresas passaram a depender das grandes.
Durante alguns anos, a privatização de empresas estatais foi regra de economia para diminuir a intervenção do Estado na economia. Como consequência o fluxo de capital tornou-se mais intenso e passaram a fluir com facilidadede um país para o outro pela falta de regulamentação, e assim os “paraísos fiscais” se multiplicaram pelo mundo em busca de capitais voláteis.
A globalização tornou a “soberania nacional” algo ultrapassado. Para receberem investimentos, os governos nacionais submetem-se a regras elaboradas pelo FMI, BID e OMC.
A globalização só se consolidou devido ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia,sobretudo informática e telecomunicação, que facilitaram a comunicação entre indivíduos, tornado os negócios mais ágeis. A globalização também tornou a língua inglesa à “língua mundial” e teve como seu símbolo a internet.
A globalização abriu oportunidades, facilitou à comunicação, o fluxo de mercadorias, de pessoas e de saberes, mas por outro lado criou uma forma perversa de exclusão social:milhões de pessoas vivem sem seus benefícios. Problemas que já existiam foram agravados, com a concentração de renda. Ricos cada vez mais ricos e pobres cada vez mais pobres.
Os blocos econômicos
São países que se unem não por razões ideológicas, mas por interesses econômicos comuns, com objetivo de integrar suas economias e, assim, ter mais capacidade de competir no mercado mundial.
Os blocospodem se configurar de diversas formas, são elas: área livre de comércio, em que são suspensas as tarifas alfandegárias; união aduandeira, quando criam regras comuns para o comércio exterior dos seus países-membros; mercado comum, quando há uma total integração das economias dos países-membros.
Os blocos econômicos maiores e mais importantes são:
União Europeia – Formado atualmente por 27...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O novo século
  • A leitura do novo século resenha
  • A UNESCO e os desafios do novo século
  • A psicologia a caminho do novo século
  • EAD
  • A psicologia a caminho de um novo século
  • Filosofia de um novo século
  • Biodiesel: o combustível para o novo século.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!