O novo paradigma da comunicação paradigma, o que é isto?

Páginas: 8 (1810 palavras) Publicado: 4 de setembro de 2012
O Novo Paradigma da Comunicação
Paradigma, o que é isto?
Nada mais é que fazer-se acontecer, mostrar-se de maneira exemplar, segundo o dicionário, paradigma significa “modelo, padrão”. Podemos concluir então que é um modelo que nos condiciona à um certo olhar.
Com o nascimento do novo paradigma surgem as anomalias comunicacionais, que é a evolução da comunicação através da tecnologia avançada,ou seja, modelos pré-construídos com linguagem intelectual simulando a realidade, são conceitos pré-definidos e criados pela sociedade com base em conhecimentos já adquiridos.
No meio da nossa nova comunicação e da transformação que vem ocorrendo com o novo paradigma, os elementos comunicacionais que fazem parte do processo de passagem de informações incorporaram novas características decomportamento, tornando-se elementos líquidos.
O novo modelo de comunicação pode ser chamado de “horizontal – interacionista”, que inicia após o modernismo, entrando em vigor no uso de tecnologias e a participação na construção da informação pela união de computados e da telecomunicação, esta interatividade tem um mecanismo de troca permanente de informações entre os agentes comunicacionais, por meioprincipalmente das redes sociais. A interatividade proporcionada pelas tecnologias avançadas deixa as pessoas mais acomodadas, pois sentem no direito de participar e dar suas opiniões tornando-se críticos. Em alguns casos a interatividade é necessária para atrair a atenção do público, pois a sensação que ela dá proporciona ao leitor e faz com que se sinta participador da produção, este leitor porsua vez s torna ator do conteúdo ali tratado.
Aos típicos e principais elementos comunicacionais: mídia, mensagem e linguagem, foram agregados o sentido de hibricidade, a função de cada um foi incorporada a característica fluida, assim denominada por apresentar a capacidade de se adaptar e de deformar para melhor adaptação as diferentes situações e usos, assim as artes gráficas passaram a usar asarquiteturas líquidas, estas por sua vez da à perfeita representação física da interatividade, onde o agente comunicacional tem a possibilidade de lê, comer, cortar, cheirar, puxar e ir a pagina que quiser sem comprometer seu entendimento do conteúdo este fenômeno é denominado como multissensorialidade, em fim ele se faz parte do processo de construção do conteúdo, dando-lhe mais interesse deentender e desvendar as informações ali tratadas. A linguagem hoje não possui sua antiga solidez, mas está inserida em um espaço virtual e digital, o que a torna facilmente editável e manipulável. Passou a ser hipertextual e intersemiótica, por meio da qual podemos buscar e editar as informações que queremos, na internet, por exemplo, linkamos apenas no conteúdo que queremos aprofundar, e ainda temos apossibilidade de fazer criticas, sugestões, e até mesmo edições em projetos desenvolvidos em alguns sites.
A comunicação passou por uma grande modernização, isso tudo foi por causa da tecnologia que fomos obrigados a habituar e o acesso ficou mais fácil a vários recursos, a troca de experiências da mesma forma, um exemplo disso é que rapidamente qualquer um pode ter acesso a tutoriais, fontesgratuitas e etc.
A mensagem, como a mídia, é interativa e convencional, tendo a ida e volta num ciclo. Porém, a principal diferença desse elemento no novo paradigma é a sua característica multimidiática, sendo que a mensagem tem inúmeros caminhos por onde pode ser levada até o seu receptor. Os novos caminhos da mensagem e a facilidade com que ela pode ser repassada trouxeram maior proximidade dosinteragentes.
Com a internet e a disponibilização por meio da rede para baixar software de forma gratuita, torna tudo rápido, fácil e qualquer um pode ser designer ou publicitário usando destes meios. O papel do profissional de design, é fazer alguma diferença para o seu cliente e com o novo paradigma, a comunicação se tornou customizada, participativa e, por consequência mais estimulante. Nela,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Novo paradigma
  • Novo paradigma
  • Paradigmas tradicionais x novos paradigmas paradigmas
  • Paradigma da comunicação
  • Paradigmas da Comunicação
  • Paradigmas da comunicação
  • Estratégias em um Novo Paradigma Globalizado
  • Novos paradigmas do ensino da matemática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!