O NOVO MERCANTILISMO E A CORRIDA IDEOLÓGICA NO BRASIL: UMA CRÍTICA PARA O SÉCULO XXI

1034 palavras 5 páginas
O NOVO MERCANTILISMO E A CORRIDA IDEOLÓGICA NO BRASIL: UMA
CRÍTICA PARA O SÉCULO XXI 1

Hugo Renato de M. Santos O Brasil tem sido a "galinha dos ovos de ouro" no exterior e a "galinha da igualdade" por certas entidades do país. Muitos partidários defendem que isso é reflexo das medidas políticas adotadas por nossos últimos presidentes. Mas será mesmo? Será que todo esse crescimento não é reflexo de uma intensificação especulativa e exploratória dos recursos, tais como as descobertas recentes de ouro e prata na Amazônia e do petróleo nas zonas de pré­sal? Qual o segredo do nosso aparente sucesso econômico e do forte acúmulo de divisas, tendo em vista que somos um dos países mais corruptos do mundo?
Somos a galinha dos ovos de ouro, não porque botamos ovos, mas porque já temos os tais ovos de ouro em nosso subsolo. A exploração dos recursos naturais é a forma mais fácil de crescer, e isto é uma lição que tiramos desde os tempos remotos da invasão econômica portuguesa. A forma de exploração tem mudado de face e somos a "menina dos olhos" dos especuladores, que minam não mais as nossas Minas, mas sim nossas Amazônias, nossos Matos e nossos mares.
Somos, indubitavelmente, o país com maior disponibilidade de recursos naturais do planeta, mas o crescimento econômico é praticamente apenas por conta disso.
Segundo relatório do UNU­IHDP para o Rio+20, o crescimento real da economia brasileira ­ de 1990 até 2008 ­ foi de apenas 3%, considerando todos os fatores sociais, ecológicos e econômicos. O PIB cresceu 34%, mas o capital natural caiu 46%. No mesmo relatório, a
Índia aparece com um crescimento estrondoso de 120%, mas uma perda relativa de apenas
31% do capital natural. Ainda é possível analisar que o Brasil

Relacionados