O nome da Rosa Resenha Discurtiva

423 palavras 2 páginas
Nome: Rayanne Cavalcante
2º semestre, manhã.
Professor: Jeriel Silva

O filme basicamente retrata o conflito de ideias entre o pensamento lógico racional e o pensamento religioso. Jean-Jacques Annaud vai discorrer esses conflitos em um contexto da idade média, onde as pessoas buscavam explicações divinas para tudo.
Estranhas mortes começam a ocorrer num mosteiro beneditino localizado na Itália durante a baixa idade média, onde as vítimas aparecem sempre com os dedos e a língua roxos. O mosteiro guarda uma imensa biblioteca, onde poucos monges tem acesso às publicações sacras e profanas. Willian de Baskerville, um monge franciscano e Adson um noviço que o acompanha chegam ao mosteiro para participar de um conclave para decidir se a igreja deve doar parte de suas riquezas, mas Willian um pesquisador nato, tem suas atenções desviadas a descobrir o porquê dessas mortes. O franciscano busca explicações lógicas e racionais para aqueles acontecimentos, indo contra a opinião dos monges e até mesmo da população que acredita que tudo que está acontecendo é a realização do que está escrito no livro de apocalipse.
Willian de Baskerville junto do jovem Adson vão descobrindo os mistérios do mosteiro e ligando todas as descobertas aos acontecimentos, mas tem dificuldades em convencer os monges a acreditar no que eles descobriram, pois a religião cega a visão dos mesmos, que não conseguem ver outro motivo a não ser que tudo aquilo é obra do diabo. Enquanto a causa das mortes era lentamente descoberta o filme traz questões como: a troca de prazeres por comida, a auto penitência, a venda de indulgências, etc. Por fim, Willian de Baskerville descobre que a causa das mortes era a tinta envenenada utilizada para escrever o livro de Aristóteles onde ele enaltecia o riso. Pessoas morreram para que o livro não fosse exposto, pois segundo o monge cego, Jorge, o riso aniquilava o medo, com as palavras que seguem, fica explicito o porquê dessa afirmação:

"(...) sem medo não pode

Relacionados