O neoliberalismo na educação

Páginas: 33 (8080 palavras) Publicado: 30 de novembro de 2012
Neoliberalismo na educação

A sintonia existente entre a política econômica e a política educacional, fez com que a educação que é um aspecto social fosse tratado como os planos econômicos ao estabelecer metas. Em primeiro lugar é necessário destacar que na perspectiva neoliberal os sistemas educacionais enfrentam, hoje, uma profunda crise de eficiência, eficácia e produtividade, mais do queuma crise de quantidade, universalização e extensão. 
O neoliberalismo, ideologia que procura responder à crise do estado nacional ocasionada de interligação crescente das economias das nações industrializadas por meio do comercio e das novas tecnologias. Representa uma regressão do campo social e político e corresponde a um mundo em que o senso social e a solidariedade atravessam uma grandecrise. 

Aliado a essa postura esta a classe média que absorve os status de elitismo, sua rápida ascensão e acesso aos bens de consumo reproduz por razoes ideológicas e econômicas uma ?cidadania dual? (p.2), que reserva a massa trabalhadora os serviços sociais decadentes e reserva os setores sociais privados aos setores de renda elevada. 
Quanto ao neoliberalismo e a educação no Brasil, que ao longode 30 anos levaram à pobreza e a exclusão econômica e cultural principalmente das populações indígenas e das comunidades tradicionais, assim como em toda a América Latina. ?De todas as instituições, nenhuma parece ter passado por um planejamento mais sistemático e mais regulamentado para a viabilização do projeto econômico e político de modernização em curso, no caso do Brasil, do que a escola?(Verçosa, p. 27). É o que alguns teóricos têm chamado de mcdonalização da escola, que seria a transferência dos princípios que regulam a lógica de um fast food a espaços sociais cada vez mais amplos na vida social do capitalismo, onde as instituições educacionais tendem a ser pensadas e reestruturadas sob o modelo de certos padrões produtivistas e empresariais, ?A ideologia encontra na escola umcampo privilegiado para instalar-se? (p. 4).

Para o neoliberalismo a educação deixa de servir para aprimorar o ser humano, desenvolver seu senso critico e sua autonomia. Ela passa a existir como instrumento de aprimoramento da racionalidade que seja capaz de, desvendar os segredos da natureza tanto humana como material, alcançar uma vida melhor para o ser humano aqui mesmo, na terra.., Goergen,2001, que em suma significa consumir para ser feliz. Portanto o sistema escolar torna-se agora o ?mercado educacional?, ?mcdonalização? em que a mercadoria oferecida deve ser produzida de forma rápida e de acordo com certas e rigorosas normas de controle de eficiência e da produtividade. 

Podemos perceber que o acesso a educação era na concepção neoliberal um privilegio do qual gozariam apenas asminorias. E que o mesmo projeto buscou usar mecanismos de discriminação de classes, de raça e gênero como podemos perceber historicamente na America Latina, em que as políticas sociais e o dever do estado seriam cada vez mais reduzidas sua conseqüência é apenas o aumento da pobreza e a distinção de uma educação feita para os ricos e para os pobres. 
NEOLIBERALISMO E EDUCAÇÃO
Sonia Alem MarrachQualidade total, modernização da escola, adequação do ensino à competitividade do mercado internacional, nova vocacionalização, incorporação das técnicas e linguagens da informática e da comunicação, abertura da universidade aos financiamentos empresariais, pesquisas práticas, utilitárias, produtividade, essas são as palavras de ordem do discurso neoliberal para a educação. O que significam'?Antes de mais nada, o que significa neoliberalismo?
O neoliberalismo torna-se ideologia dominante numa época em que os EUA detêm a hegemonia exclusiva no planeta. É uma ideologia que procura responder à crise do estado nacional ocasionada de interligação crescente das economias das nações industrializadas por meio do comércio e das novas tecnologias. Enquanto o liberalismo clássico, da época da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Neoliberalismo e educação:
  • Neoliberalismo e educação
  • Neoliberalismo e educação
  • Neoliberalismo e a educação
  • Neoliberalismo e educação
  • Educação e neoliberalismo
  • Neoliberalismo, educação e emprego
  • Educação: do liberalismo ao neoliberalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!