O negócio em planejamento estratégico

Páginas: 13 (3156 palavras) Publicado: 5 de junho de 2011
A EMPRESA

O NEGÓCIO

ANÁLISE DO AMBIENTE

- O ambiente na Teoria das Organizações
- Níveis de Análise do Ambiente
- Ambiente Geral
- Variáveis Econômicas

O ambiente econômico consiste em fatores que afetam o poder de compra e os padrões de dispêndio do consumidor. Os países diferem muito quanto aos seus níveis e distribuição de renda. Alguns têm economia de subsistência, consomem amaior parte dos seus produtos agrícolas e industriais. Oferecem, portanto, poucas oportunidades de mercado. Na outra ponta estão os países de economia industrial, que consistem nos mercados ricos, com muitos tipos de bens (KOTLER & ARMSTRONG, 1995).
Em qualquer economia, a desaceleração, seguida de recessão ou não, acontece a partir do momento em que a economia perde sua liquidez. E perde aliquidez ao passar por um período relativamente longo de superaquecimento, ou por efeito de ação deliberada das autoridades monetárias visando conter inflação, ou das duas coisas combinadas. Taxas de juros crescentes acompanham a redução de liquidez, complicando a desativação destes. No Brasil tem decorrido apenas da política monetária, que não deixa sequer haver aquecimento, menos aindasuperaquecimento, comenta o economista Francisco José Barbosa2.
Para o ano de 2007, estudiosos do ambiente econômico construíram um cenário repleto de expectativas, onde o maior desafio seria dar velocidade ao crescimento econômico, sem que a inflação sofresse aumento. Para isso, o atual governo apresentou ao país o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Trata-se de um programa federal, que combinamedidas nas áreas de gasto e financiamento público, desoneração tributária e algumas mudanças institucionais. Conforme o balanço apresentado pelo governo brasileiro, o PAC se mantém positivo, acompanhado de dados que só fazem crescer a confiabilidade dos investidores. Ainda, houve mudanças no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, onde se destaca o aumento da participação do comércio de 7,1%para 10,6%. Tal fato contribuiu para que o Brasil saltasse da 11ª para a 10ª posição no ranking das maiores economias mundiais, conforme divulgou a revista Fecomércio Bens & Serviços, de abril de 2007, (FECOMERCIO, 2007).
De acordo com o Ministro da Fazenda, Guido Mantega3, a economia brasileira está crescendo num ritmo mais elevado do que o imaginado, atingindo, portanto, uma meta decrescimento vigoroso mais rapidamente. Diz ainda que, uma boa conclusão a que se pode chegar é que agora está mais fácil alcançar o investment grade4. Sobre as tendências para 2007, o Ministro da fazenda mantém uma projeção de 4,5% para a expansão da economia brasileira. Existe uma forte tendência ao aumento da massa salarial, impulsionado, também, pelo comércio varejista, que teve crescimento de 1,8% novolume de vendas e 2% na receita entre os dois primeiros meses de 2007, de acordo com dados do IBGE. Ficou prevista, ainda, queda gradual da inflação e dos juros, especialmente para os empréstimos, mesmo a taxa básica de juros estando em queda desde setembro de 2005. Tal queda facilita o crédito às pessoas físicas e às empresas, que por sua vez aumentam sua produção, geram empregos e renda e acabampor impulsionar o comércio.
O comércio aquecido, por sua vez, exige das empresas, maior agilidade e segurança no atendimento aos seus clientes. Para isso, o empresariado necessita de aparato tecnológico, de soluções que deixem suas firmas em pleno funcionamento, agregando valor ao cliente e gerando lucros. É neste campo que a DV informática desenvolve seu negócio.
A previsão de queda dainflação e dos juros torna o crédito mais acessível, permitindo que as empresas invistam em soluções tecnológicas, modernizando e agilizando o seu negócio. Mais do que isso, a possibilidade de investimento em novos equipamentos reduz o custo com assistência técnica, em virtude da renovação da vida útil do maquinário.
Entretanto, faz-se de fundamental importância observar o câmbio. Como o material...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planejamento estratégico de negócios
  • Planejamento estratégico
  • Planejamento estratégico para negócio
  • O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING E O PLANO DE NEGÓCIOS
  • Planejamento estratégico aplicado aos pequenos negócios
  • PLANO DE NEGÓCIO COMO PARTE DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA NOVOS NEGÓCIOS
  • AV1
  • ÉTICA E ESPIRITUALIDADE: INTEGRAÇÃO AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!