O nascimento de uma nova Civilização

Páginas: 7 (1515 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
O NASCIMENTO DE UMA NOVA CIVILIZAÇÃO


Queda do muro de Berlim, fracasso do socialismo real, fundamentalismo islâmico, AIDS, neonazismo, intolerância étnica, implosão dos grandes sistemas, dos modelos, dos blocos, terroristas que amarram bombas na cintura e se explodem implodindo inocentes, famílias desagregam e passam a viver sobre uma nova ordem, ainda não estabelecida, seqüestros, crisespolíticas, fragmentação do saber, ciência em crise....

Os acontecimentos se precipitam e as nossas categorias se tornam pobres para entendê-las. A impressão geral é pessimista. O quadro do tempo que vivemos é desolador, estamos no limite do desmantelamento, da banalização da cultura, da invasão da tecnociência, da escola em incessante degradação.

Os modelos estão caindo.

São estes ossinais da crise? Que crise? Quem está em crise? São as coisas ou a nossa maneira de apreciá-las?

Uma nova civilização esta emergindo em nossas vidas, e os cegos – que existem por toda parte – estão tentando suprimi-la. Esta nova civilização traz consigo novos estilos de família, maneiras diferentes de trabalhar, amar e viver, uma nova economia, novos conflitos políticos.

Estamos diante da maisprofunda convulsão social e reestruturação criativa de todos os tempos.

Sem que a reconheçamos, estamos engajados na construção desta nova e extraordinária civilização.


COMO TUDO OCORREU: ONDAS

(8000 a.C até 1650-1750 d.C)
Antes da primeira onda de mudança, a maioria dos seres humanos vivia em pequenos grupos migratórios, se alimentavam saqueando, pescando, caçando ou cirando rebanhos.A uma certa altura, aproximadamente a 10 dez milênios, começou a revolução agrícola, que se alastrou lentamente no planeta, semeando aldeias, povoados, terras cultivas e uma nova maneira de vida.

(1650 -1750 d.C até 1955 – EUA)

No final do Século XVII, quando a revolução industrial eclodiu na Europa e desencadeou a segunda onda de mudança planetária. Esse novo processo começou expandindo-semuito rapidamente através de nações e continentes.

A Primeira e a Segunda onda, apesar do tempo, tendo revolucionado a vida na Europa e América do Norte e em outras partes do mundo, continua se expandindo, enquanto muitos países ainda – basicamente agrícolas – agitam-se para construir fábricas, siderúrgicas, ferrovias, etc... O impulso da industrialização ainda se faz sentir. Essa segunda ondaainda não esgotou a sua força.

Muitos países ainda sentem, simultaneamente, a força das duas, outros até mesmo das três.


A terceira onda começou a ganhar força nos EUA. Hoje a maioria das nações de alta tecnologia sofrem as conseqüências da colisão entre a terceira onda e as economias e instituições obsoletas, que vivem na segunda onda.


Compreender isso é o segredo para deslinhargrande parte do conflito político e social que vemos à nossa volta.


O FUTURO


Sempre que uma única onda de mudança predomina em uma determinada sociedade, o padrão de desenvolvimento futuro é relativamente fácil de discernir.
Assim, na Europa do século XIX, muitos pensadores, políticos e até gente comum tinham uma imagem clara, basicamente correta do futuro. Eles pressentiram que a históriaestava caminhando para o triunfo do industrialismo sobre a agricultura e previam muitas mudanças que a segunda onda trariam com ela: tecnologias mais poderosas, maiores cidades, transporte mais rápido, educação em massa e assim por diante.


Por outro lado, quando uma sociedade é atingida por uma ou mais gigantescas ondas de mudanças, e nenhuma ainda é claramente dominante, a imagem do futurose estilhaça. Torna-se extremamente difícil perceber o significado das mudanças e conflitos que surgem.


Mas essas tendências que se entrecruzam, criadas por essas ondas de mudanças, refletem-se em nosso trabalho, vida familiar, atitudes sexuais e moralidade pessoal. Elas despontam em diferentes estilos de vida e comportamento coletivo.


Somente contra este largo pano de fundo é que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Uma nova civilização
  • criando uma nova civilização
  • Características do regime militar e o nascimento de uma nova prática profissional
  • Resenha Criando uma nova civilização: A política da terceira onda
  • GERAÇÃO Y – O nascimento de uma nova versão de líderes RESUMO
  • O fortalecimento do Cinema Nacional e o nascimento da Bossa Nova
  • O OCASO DE UMA ÉPOCA: O NASCIMENTO DE OUTRAS NOVAS RELAÇÕES DE DOMINAÇÃO
  • Civilizaçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!