O nascimento da Filosofia

Páginas: 5 (1037 palavras) Publicado: 25 de março de 2014
O NASCIMENTO DA FILOSOFIA


Resumo
Os primeiro filósofos gregos basearam-se na religião e nos mitos, mais tarde essa teoria, o pensar dos filósofos foi mudando. Esse artigo vai apresentar informações sobre essas mudanças ao longo do tempo e como a Filosofia surgiu. A metodologia usada foi à pesquisa de capítulo em livro, realizada por aluno do 1º ano do Ensino Médio. Os resultados encontradosrevelaram evidenciam que a Filosofia atualmente esta baseada nos estudos científicos e na razão. Este instrumento servirá como item de avaliação para o segundo trimestre.

Palavras-chaves: Nascimento da Filosofia. Grécia. Mitos.


1 Introdução
Estudos indicam a que a Filosofia iniciou com forte tendência baseada nos ritos e na mitologia, em especial grega. Com o passar da história e aevolução do conhecimento humano, a Filosofia já não conseguia atender as necessidades da sociedade. Neste período surge um novo pensar filosófico baseado na razão e na observação dos fenômenos naturais.
Este artigo tem como objetivo perceber de que forma se construiu esse novo pensar filosófico. Pretende se refletir sobre quais foram às situações que contribuíram para que a sociedade exigisse umanova filosofia. Quais os filósofos que contribuíram nesta mudança e em que regiões essa mudanças surgiram.
O artigo justifica-se pela necessidade de se conhecer a história do nascimento da Filosofia como conhecemos hoje.
Além da presente Introdução esse artigo traz no capitulo dois o Referenciais Teóricos o qual apresenta um estudo sobre o nascimento da Filosofia. Na conclusão, que é oterceiro capitulo é feita uma reflexão sobre o Referencial Teórico apresentado. Por último o artigo traz as Referências e Anexos.


2 Referencial Teórico

2.1 Uma nova ordem humana
Os primeiros filósofos foram gregos, surgiram no período arcaico nas colônias gregas.
Sábios que viveram na mesma época em outros lugares, suas doutrinas ainda estavam mais vinculadas a religião do que propriamente áreflexão filosófica.
Estudiosos criticam essa visão simplista e afirmam que a filosofia na Grécia não é fruto de um salto, o ‘’milagre’’ realizado por um povo privilegiado, mas é a culminação do processo gestado ao longo dos tempos.
Por enquanto, fiquemos com alguns fatos do período arcaico que ajudaram a alterar a visão mítica predominante e contribuíram para o surgimento do filósofo:
• Ainvenção da escrita e da moeda;
• A lei escrita;
• A fundação da Pólis (cidade estado)

2.2 A invenção da escrita
A consciência mítica predomina em culturas de tradição oral, quando ainda não há escrita, após seu surgimento, a escrita reserva-se aos sacerdotes e aos reis.
No período micênico, na Grécia já existia uma escrita. Com a violenta invasão dórica, no século XII a.c, a escritadesapareceu junto com a civilização micênica, para ressurgir no final do século IX.
Em seu ressurgimento passou a ser utilizada para formas mais democráticas.
Os rituais religiosos escritos passaram a ser divulgados em praça publica, sujeitos a discussão e a crítica.
A escrita gera nova idade mental porque a postura de quem escreve é diferente de quem apenas fala, a retomada do que foi escrito abreos horizontes do pensamento.

2.3 O surgimento da moeda
Na época da aristocracia rural, de riqueza baseada em terras e rebanhos, a economia era pré-monetária.
Entre os séculos VIII e VI a.c, deu-se o desenvolvimento do comércio marítimo, decorrente da expansão do mundo grego. O enriquecimento dos comerciantes acelerou a substituição de valores aristocratas por valores da nova classe emascensão.
A moeda inventada na Lídia apareceu na Grécia por volta de VII a.c , vindo facilitar os negócios e impulsionar o comércio.
A moeda fazia reverter seus benefícios para a própria comunidade.
2.4 A lei escrita
Antes de tratarmos de transformação da Pólis é preciso destacar importância de legisladores como Drácon (sec. VIII A.C), Sólon e Clístenes (sec. VI A.C), que sinalizaram uma era: a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O nascimento da filosofia
  • nascimento da filosofia
  • O Nascimento da Filosofia
  • O Nascimento da Filosofia
  • O nascimento da filosofia
  • O nascimento da filosofia
  • Nascimento da filosofia
  • Nascimento da filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!