O nascimento da filosofia na grécia antiga

Páginas: 5 (1150 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
Trabalho de Filosofia
Capitulo - 07
Do mito á razão: O nascimento da filosofia na Grécia Antiga
Introdução
Para falarmos de uma filosofia autônoma devamos lembrar que apesar da existência de grandes filósofos pelo mundo, os primeiros filósofos, desvinculados da religião, são gregos. Veremos agora a transição da consciência mítica para a filosofia na civilização grega.
O período dehistória na Grécia antiga é divido entre os séculos II e XII a.C., iniciando-se pela decadência politica, com o domínio macedônico e a conquista pelos romanos, nasce a Civilização micênica, que desenvolveu-se daí, tem esse nome pela cidade Micenas, de onde partiu Agamemnon, Aquiles e Ulisses para Tróia. Entre os séculos VII e XII esteve o denominado Tempos homéricos, chamado assim por ter vivido nestetempo Homero, um período de essência rural, e desenvolvimento escravista. Em seguida o Período arcaico é marcado pelas alterações sociais e desenvolvimento consequente da colonização grega. Logo mais no século VI há o apogeu da civilização grega, na politica, na arte, literatura e filosofia, o Período clássico, época de Sócrates, Platão e Aristóteles. Período helenístico, de influência cultural dascivilizações orientais.
* A concepção Mítica
- As epopeias
Poemas épicos, cantados em praça pública, muitas das vezes mitos gregos e relatos populares. Não havia a escrita para fixar a obra, eram declamados de cor. Tiveram função didática importante na vida dos gregos por descreverem períodos dessa civilização, e transmitirem os valores por meio de histórias sobre os deuses eantepassados. Nessas epopeias os deuses eram retratados como heróis, ou com grande influência deles. Como mensagem transmitida, temos a vontade pessoal, a coragem e a força.
- Teogonia
Palavra que parte da origem de Deus (teo), reflete a preocupação com crenças e mitos, nela relata as origens do mundo e dos deuses. Transparecendo a força não só da natureza, mas sim da própria divindade. Deuses ligados aelementos naturais.
- A concepção filosófica
No período arcaico têm-se o surgimento dos primeiros filósofos gregos, chamado de milagre grego a passagem do mítico para o pensamento critica racional e filosófico. O nascimento da filosofia é a culminação do processo que se vem através dos tempos e tem dívida com o passado mítico. Aparecem várias novidades, são elas: invenção da escrita,surgimento da moeda, a lei escrita, nascimento da cidade estado pólis, todas favorecendo os filósofos.
- A escrita
Predomina na consciência mítica a tradição da cultura oral onde não havia a escrita. Antes disso as palavras eram ligadas aos suportes da pronuncia e memória pessoal e é bem verdade que, a primeira escrita era reservada aos privilegiados. Na Grécia surge por influência dos fenícios,tornando-se suficientemente ligados de preocupações esotéricas e religiosas. A partir daí ela deixa de ser reservada, mas não assim tornando acessível a todos. Portanto, a escrita aparece como possibilidade maior de abstração, uma reflexão da palavra que tenderá a modificar a própria estrutura do pensamento.
- A moeda
Teve surgimento decorrente do desenvolvimento do mundo grego, transformaçõesdecorrentes da substituição dos valores aristocráticos pelos novos valores da classe em ascensão. Na época predominava a troca em forma de pagamentos, eram usados objetos com valores simbólicos além dos valores afetivos. Vários fatores eram levados em conta para troca, quem estava trocando, um dos principais exemplos sua classe social. A moeda daí em diante torna-se necessária para impor um valor reale especifico aos produtos de comercio, mais que um metal precioso a moeda se trona algo de valor universal para a comercialização.
- A lei escrita
Surgem os primeiros legisladores que marcaram uma nova era no séc. VI A.C. Onde a justiça dependia da vontade do rei e sua autoridade ou da vontade divina. É então criada as leis escritas, codificando uma legislação. As reformas decorrentes pela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O nascimento da filosofia na grécia antiga
  • - Nascimento da filosofia na grécia antiga:
  • Teses contrárias, sobre o nascimento da filosofia na grécia antiga
  • Nascimento da Democracia na Grécia Antiga
  • Filosofia na Grécia Antiga
  • O surgimento da filosofia na Grécia antiga
  • filosofia na grecia antiga
  • O surgimento da Filosofia na Grécia Antiga.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!