O NARRADOR MODERNISTA DE DYONÉLIO MACHADO (OS RATOS) & O NARRADOR CONTEMPORÂNEO DE CLARICE LISPECTOR (A HORA DA ESTRELA).

1605 palavras 7 páginas
O Narrador Modernista de Dyonélio Machado (Os Ratos) & o Narrador Contemporâneo de Clarice Lispector (A Hora da Estrela).

Agnes Fonseca dos Santos - Mat. 11/0106091.

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de, por meio de um estudo comparativo, apontar características do narrador de “Os Ratos”, romance de Dyonélio Machado, obra importante do período modernista da literatura brasileira, em relação ao narrador de “A hora da Estrela”, romance de Clarice Lispector, obra de grade relevância da literatura brasileira contemporânea. Será utilizado, como fundamentação teórica os textos Estética e Ideologia: o romance de 30 – João Luis Lafetá, Uma história do romance de 30 – Luis Gonçalves Bueno Camargo e O narrador e suas circunstâncias – Regina Dalcastagnè.

Palavras-chave

Narrador; Modernismo; Literatura braleira contemporânea

Corpo do trabalho

A romance de Dyonélio, em análise, foi escrito num contexto histórico político-literário de extrema importância para o País. Assim sendo, faz-se necessário uma retomada ao momento histórico apontado acima. Na política, o período que vai de 1930 a 1945 representa um período de grandes transformações no século XX. A década de 30 começa sob o forte impacto da crise iniciada com a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque, seguida pelo colapso da crise do sistema financeiro internacional-representada por paralisações de fábricas, ruptura nas relações comerciais, quebra de bancos e alto índice de desemprego- nesse interstício, há o agravamento das questões sociais. Aqui, no Brasil, houve o fortalecimento das oligarquias e a permanência de Getúlio Vargas no poder. Nesse momento, as divergências ideológicas e partidárias ganharam impulso. E, essa configuração político-ideológica, desse momento histórico, despertou o interesse dos escritores, sobretudo os romancista, de buscar uma nova maneira de representação artística. Na literatura, tendo em vista o momento político e econômico do

Relacionados