O narcisimo na obra o retrato de dorian gray

412 palavras 2 páginas
O NARCISISMO NA OBRA DE “O RETRATO DE DORIAN GRAY”

RESUMO

Com este trabalho pretende-se explanar as características narcisistas no personagem Dorian Gray, da famosa obra de Oscar Wilde, partindo da relação com sua própria imagem e a vaidade excessiva comparada ao mito de Narciso, na mitologia grega. Desta forma, busca-se explorar as semelhanças dos atos de Narciso presentes no comportamento de Dorian Gray, atos os quais sempre estiveram presentes de alguma na conduta do ser humano.

INTRODUÇÃO

Ana Carolina Viana, João Carlos Alves, Joseani Schueroffe Derossi e Juliana Caetano de Andrade Moreira da Silva, estudantes universitários de Licenciatura em Letras – Português – Inglês, interessados em explorar a literatura inglesa de forma comparada com a mitologia grega através de dois clássicos atemporais.

OBJETIVO

Baseando-se na obra “O Retrato de Dorian Gray” e o “Mito de Narciso”, o escopo é explicitar a possibilidade de comparar obras de grandes escritores, como Oscar Wilde, e um mito clássico, como o de Narciso, obras que transcenderam seus tempos, e expor a forma como a literatura é capaz de retratar em suas obras a as características humanas perante a sociedade, neste caso a característica focalizada é a vaidade demasiada, a qual pode levar à decadência gradativamente, se não for controlada.

JUSTIFICATIVA

De acordo com WILDE (2002, p. 14) “Escolho meus amigos pela sua boa aparência, meus meros conhecidos pelo seu bom caráter e os meus inimigos pela sua inteligência. Um homem deve dar toda importância à escolha dos seus inimigos. Eu não tenho um só que seja idiota. São todos homens de certo valor intelectual e, por conseguinte, todos me apreciam. Acha que estou sendo muito vaidoso? Creio que isso é apenas vão.” Observa-se no trecho o quanto obras literárias retrata nossos comportamentos e características, tema este o qual optamos desenvolver através desta obra, o que leva à reflexão dos valores mais profundos do ser humano, muitas vezes não

Relacionados

  • Compare as Respostas
    5812 palavras | 24 páginas
  • Fundamentos psican liticos David Zimmerman
    296706 palavras | 1187 páginas