O Náufrago

Páginas: 4 (817 palavras) Publicado: 20 de fevereiro de 2015
Exposição Oral
Livro: Relato de um Náufrago
Autor: Gabriel García Márquez
Elementos Paratextuais
Biografia do Autor
Gabriel García Márquez nasceu em Aracataca, Colômbia, a 6 de Março de1927. Considerado o pai do realismo mágico latino-americano, foi essencial para o reconhecimento da literatura americana em língua castelhana no resto do mundo, principalmente depois da atribuição doPrémio Nobel de Literatura, em 1982. O carácter universal da sua obra coloca-o entre os maiores nomes da literatura. É um autor de uma vasta bibliografia que a Dom Quixote tem vindo a publicarregularmente, incluindo o primeiro volume da autobiografia Viver para Contá-la, O Aroma da Goiaba e a reedição de Olhos de Cão Azul, com três contos inéditos em Portugal.
Resumo
Esta história foi escrita peloautor no seu tempo de jornalista, com material resultante de uma longa entrevista ao sobrevivente, os responsáveis pela publicação decidiram que a história seria narrada na 1ºpessoa. A história teveimenso impacto nos media e explorada pelos anunciantes.
Um grupo de 8 tripulantes do A.R.C Caldas, que fora submetido a reparações electrónicas e do seu armamento, estava há oito meses em Mobile.Enquanto reparavam o navio, os tripulantes recebiam uma instrução especial. Nos dias de folga, os marinheiros variavam entre duas coisas: o cinema (com as namoradas) e/ou uma taberna, chamada Joe Palooka,onde bebiam whisky e armavam confusões.
Um dos ultimos filmes que Luís Alexandre Velasco tinha visto com a namorada foi “Os Revoltados do Caine”, que lhe causou medo e temor porque lhe tinha sidodito que partiriam dentro de poucos dias. O filme falava sobre um naufrágio.
No dia da partida, os marinheiros juntaram-se no barco e despediram-se da cidade e das namoradas, porque tinham mulheres efamília em Cartagena (destino da viagem).Luís Alexandre Velasco nunca tinha tido tanto medo numa viagem de barco como daquela vez, ao longo de 20 anos no mar.
Mais tarde quando estavam a metade da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o naufrago
  • Naufrago
  • naufrago
  • O Naufrago
  • Naufrago
  • Naufrago
  • naufrago
  • o naufrago

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!