O MÉTODO SOCRÁTICO; O IDEALISMO ARISTOTÉLICO E AS CORRESPONDENTES INFLUÊNCIAS NAS PEDAGOGIAS POSTERIORES:

2617 palavras 11 páginas
INTRODUÇÃO

Para Sócrates, o diálogo era algo de grande importância, desta forma, por ser um filósofo, ele tinha costume de iniciar uma fala criando uma problemática, ou seja, formulando perguntas, pois ele acreditava que era partindo das indagações que surgiriam hipóteses e opiniões de quem a escutava e estava participando. Aristóteles prega de maneira realista que as ideias estão nas coisas, com sua própria essência. É também realista em sua concepção educacional; expõem três fatores principais que determinam o desenvolvimento espiritual do homem: “disposição inata, hábito e ensino”. Com isso, acredita que o homem pode tornar-se a criatura mais nobre, como pode tornar-se a pior de todas, que aprendemos fazendo, que nos tornamos justos agindo justamente.
Na idade media houve duas correntes educacionais que inspiraram a forma de educar o povo deste período, a Patrística que consistia na elaboração doutrinal das verdades de fé do Cristianismo e na sua defesa contra os ataques dos "pagãos" e contra as heresias e a Escolástica que surgiu da necessidade de responder às exigências da fé, essas duas correntes educacionais filosóficas são duas formas de a igreja manipular da forma como quisesse seu poder dentro da sociedade, porém não devemos deixar de mostrar que apesar de serem duas correntes que manipulavam, foram também as únicas formas de transmitir ao povo (geralmente o clero) o saber e desta forma passar para os dias de hoje os ensinamentos daquela época. Essas duas correntes foram de extrema importância para que a famosa expressão Dark Ages não fosse mesmo o segundo nome da idade média, pois nesses dois tipos de correntes houve pensamentos que perduram até hoje
Então no decorrer do trabalho essas duas visões serão discutidas de formas mais aprofundadas e como elas influenciaram para a questão da práxis nos dias de hoje.

DESENVOLVIMENTO

O Método Socrático

O método socrático consiste em uma técnica de investigação filosófica feita

Relacionados