O MÉTODO DETUTIVO E INDUTIVO DE SHERLOCK HOLMES.

1235 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ.
O MÉTODO DETUTIVO E INDUTIVO DE SHERLOCK HOLMES.

Este ensaio abordará como surgiuos métodos dedutivo e indutivo que a figura tão famosa do detetive Sherlock Holmes usava para desvendar crimes aparentemente sem solução. Mostrará também como a figura de Holmes ficou em tão grande destaque e influenciou a criação de outras personagens. Trará também aplicabilidade de tais práticas atualmente.
“Elementar meu cara Watson”. Está provavelmente é uma das frases mais conhecidas em todo o mundo. E por trás desta há o que chamamos de raciocínio ou método dedutivo, que ficou conhecido por meio da personagem criada pelo inglês Arthur Conan Doyle, o detetive Sherlock Holmes.
A ideia demétodo dedutivo surgiu com Aristóteles, que antigamente era chamado de “silogismo”. Sendo está ideia mais desenvolvida por Descartes, Spinoza e Leibniz. No raciocínio lógico é inferido particularidades, ou seja, deve apresentar deduções em que as premissas sejam necessariamente verdadeiras para que as conclusões também sejam. Assim, a ideia por trás do método dedutivo é que se tenha um conhecimento verdadeiro e inquestionável, ou seja, uma premissa maior, a partir da qual o pesquisador estabelece relações com uma preposição particular, a premissa menor. E ambas são comparadas usando o raciocínio lógico para se chegar a conclusão. A verdade dos fatos. É importante também deixar claro que a dedução não oferece conhecimentos novos. O método apenas organiza e especifica o conhecimento que já se possui. Uma verdade já estabelecida, indo para o interior desse plano. A fonte da verdade para o dedutivista é a lógica e para o indutivista é a experiência. E Holmes consegue desvendar crimes mirabolantes através da dedução e da indução. Todo metal conduz eletricidade. O mercúrio é um metal. Logo, o mercúrio conduz eletricidade. Este é um exemplo de raciocínio dedutivo, pois as premissas são verdadeiras. Curiosamente o

Relacionados