O Método Brenizer

677 palavras 3 páginas
O Método Brenizer é uma técnica que desafia as regras da fotografia: possibilita resultar uma imagem com baixa profundidade de campo, porém com dimensão de uma lente grande angular.

Como funciona isso?

Ao fotografar um modelo num cenário, quanto maior a distância focal e maior a abertura da lente, mais desfocado será o fundo. Porém, e se eu quiser essa mesma baixa profundidade de campo, mas com um maior campo de visão?

Mesmo usando uma lente grande angular 10mm por exemplo, com f 2.8, não conseguiríamos esse resultado.

Distância focal 200mm, f 2.8

O fotógrafo Ryan Brenizer, com base na técnica para fazer fotos panorâmicas, criou o que posteriormente se tornou conhecido como Método Brenizer, produzindo fotos com baixa profundidade de campo, porém com aspecto de lentes grande angulares.

O amplo desfoque do fundo em relação aos assuntos fotografados proporciona uma atenção ainda maior nos mesmos.

Para produzir uma foto seguindo esse método é preciso:

1 tripé
1 cabeça de tripé para fotos panorâmicas
1 câmera DSLR
1 lente tele e clara (exemplos: 70-200mm f2.8, 85mm f1.8, 105mm 2.8, 300mm f4)
1 disparador

making off da foto, observe a distância da câmera em relação a modelo

Como fazer?

Você deverá definir a cena a ser fotografada, determinando onde a foto começará e onde terminará em todos os lados do quadro. Então começaremos a fotografar essa cena em partes, como numa foto panorâmica. A única diferença é que serão diversas fotos, tanto na horizontal, quanto na vertical, podendo variar de 10 a 100 fotos, dependendo do tamanho da cena, do objetivo final, tamanho desejado. Na foto abaixo nós usamos 80 imagens.

Primeiro passo: comece pelo assunto. Defina a maior abertura possível de sua lente, o menor ISO e maior distância focal, foque no seu assunto e faça uma foto. Na foto abaixo, usamos uma lente 70-200mm, com a distância focal em 200mm e abertura 2.8. Lembre-se nesse momento de desativar o foco automático

Relacionados