O Museu Histórico e Artístico de Planaltina e sua transição e evolução: de antiga Residencia dos Salviano Monteiro Guimarães à patrimônio histórico cultural.

2643 palavras 11 páginas
O Museu Histórico e Artístico de Planaltina e sua transição e evolução: de antiga Residencia dos Salviano Monteiro Guimarães à patrimônio histórico cultural.
Criação de um inventário melhor constituído, com intuito de resguardar o patrimônio histórico cultural

Introdução

Neste artigo será tratado a história Museu Histórico e Artístico de Planaltina (DF), sua transição e evolução da antiga Residencia da família Salviano Monteiro Guimarães até chegar a um ambiente que caracteriza-se como um patrimônio histórico cultural e que, ao mesmo tempo, guarda vários objetos (um acervo) que também são patrimônio histórico cultural. Aqui será discorrido sobre a história da antiga casa e da família Salviano Monteiro, as quais estabelecem uma relação intima com o desenvolvimento social e identitário da cidade de Planaltina e de seus arredores. Será discorrido, também, sobre o atual Museu Histórico e Artístico de Planaltina (MNAHP), sobre suas principais características e importâncias dentro do cenário de Planaltina-DF. O objetivo e o problema principal a ser desenvolvido neste artigo consiste na proposta de criação de um inventário; de um repositório para esta instituição. Atendo-se a transição, evolução e transformação de uma residencia que se tornou uma instituição; de um bem que foi privado para um bem público; de uma história pessoal/familiar para uma história, também, social/pública. Aqui será criado um estudo de caso sobre o museu Histórico e Artístico de Planaltina abrangendo também a própria cidade de Planaltina. Finalmente, trataremos sobre a necessidade de se criar este inventário; este repositório. Para que se haja, também, uma ressignificação de sua constituição como “Museu”, porque, atualmente esta instituição não pode ser, museológicamente, classificada como museu, por, justamente, não

Relacionados