O MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO ARARÍ

Páginas: 25 (6176 palavras) Publicado: 1 de fevereiro de 2015
1. INTRODUÇÃO

Com uma área de quase três mil quilômetros quadrados e uma população de 17.193 habitantes, Cachoeira do Ararí é uma cidade ecoturista, com uma cultura muito rica que possui muitas atrações de interesse turístico e cultural. Nesse intrigante município encontra-se uma população de pessoas humildes de uma etnia bastante variada que reúne parte da história, da cultura, das crenças,do artesanato e da culinária marajoaras.
Neste trabalho, abordaremos o “universo cachoeirense” – seus aspectos históricos, geográficos, culturais, sócio-econômicos e políticos – no intuito de desvendar o dia-a-dia do caboclo cachoeirense. Então, por se tratar de uma comunidade com grande pluralidade e diversidade cultural, buscamos nos focar em suas peculiaridades, tradição e riquezas dessaregião.












2. ASPECTOS HISTÓRICOS:

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DE CACHOEIRA DO ARARÍ - Os primitivos habitantes da região do Ararí, conforme indícios existentes, foram os índios Aruãs, ligados aos Neengaíbas, também denominados pelos historiadores como “Homens do Pacoval”, por ser o local que tem essa denominação, um dos pontos que conserva os vestígios mais acentuados da passagemdos silvícolas pela região.
Cachoeira do Ararí surgiu no período colonial, com a chegada dos jesuítas a partir de 1700, quando se iniciou a colonização da região do Rio Ararí, fundando-se as fazendas de gado pertencentes à Missão, em terras do médio e alto Ararí. O povoado surgiu a partir da fazenda que pertenceu ao Capitão-Mor André Fernandes Gavinho, que após obter uma Carta de Data deSesmaria, escolheu o local para construir sua casa em frente a uma cachoeira do rio Ararí.
Com o crescimento demográfico em função do florescimento da pecuária, já em 1747, o governo português, atendendo pedidos dos vizinhos do fazendeiro, mandou erguer uma capela, sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição, criando assim a Paróquia de Cachoeira, nos campos da margem esquerda do rio Ararí, vinte eduas milhas acima da foz, nas terras da fazenda do Capitão-Mor André Fernandes Gavinho, o qual fundou a Freguesia, com a denominação de Nossa Senhora da Conceição da Cachoeira, subordinada à Vila Nova de Marajó.
As terras patrimoniais da Vila foram doadas por testamento de 25 de outubro de 1747, por Francisco Ezequiel de Miranda, na qualidade de herdeiro presuntivo das terras, tendo a Freguesia,após a morte do doador, tomado posse definitiva daquele patrimônio. Com a morte do dono da fazenda, seus herdeiros consentiram que os vizinhos construíssem casas no local. E em 1811 foi criada a Vila de Cachoeira.
Em 1833, o Governo da Província convocou um Conselho para dar nova divisão municipal ao Estado do Pará, em cujas sessões, realizadas de 10 a 17 de maio, foi determinada a extinção daVila Nova de Marajó e a elevação da Freguesia de Cachoeira à categoria de Vila de Cachoeira. Em 6 de outubro de 1924, através da Lei n.° 2.274, o Município de Cachoeira do Ararí foi elevada à categoria de cidade.

A ORIGEM DO NOME “CACHOEIRA DO ARARÍ” - A versão mais aceita é de que o nome do Município teve origem no fato de haver um desnível do leito do Rio Ararí, bem em frente ao local ondeestá situada à cidade, o qual no verão provocava uma precipitação de água, em forma de cachoeira, daí a razão do nome do Município.
Ararí é o nome do principal lago da Ilha do Marajó e também o nome de um dos mais importantes rios da região. À sua margem esquerda está situada a cidade. Ararí ainda é o nome dado a um cipó da família das Leguminosas Papilonáceas, encontrado nas margens dos rios, aqual dá flores grandes com cor de fogo. Ararí ou Arara-Canindé = é também uma ave conhecida por sua plumagem de cor azul e amarelada no ventre, com vários riscos pretos em volta dos olhos. Pode medir até um metro de comprimento.
A etimologia deste nome seria arara-í, que significa arara pequena, sendo que o sufixo í tem também o sentido de água, rio. Portanto, Ararí pode também significar rio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • OS CATADORES DE MATERIAL RECICLÁVEL E A COLETA SELETIVA PARA A COOPERATIVA DO MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL
  • Cachoeira
  • A Cachoeira
  • Percepção ambiental e perfil sócio economico dos ribeirinhos da região do baixo Mearim município de Arari
  • cachoeira de fumaça
  • Bacia do Rio Cachoeira
  • CARACTERÍSTICAS DA BIOLOGIA POPULACIONAL E REPRODUTIVA DAS PRINCIPAIS ESPÉCIES DE PEIXES CAPTURADOS À MONTANTE...
  • Cachoeira da Fumaça

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!