O mundo

Páginas: 2 (321 palavras) Publicado: 27 de agosto de 2014
PERCEPÇÃO DAS CORES




by: Teresa Cristina Teixeira Vieira Carneiro



A luz se propaga através de ondas eletromagnéticas.

O olho humano é sensível à radiação eletromagnética nafaixa de 400 a 700 nanometros, chamada espectro visível, dentro da qual estão localizadas as chamadas sete cores visíveis, distinguidas por seus respectivos comprimentos de onda.

EspectroVisível:

Violeta

Azul


Ciano


Verde


Amarelo


Laranja


Vermelho

380-450 450-480 480-490 490-560 560-580 580-600 600-700

Comprimentos de onda em nanometrosA percepção da luz pelo ser humano ocorre através da incidência de um raio luminoso sobre seu olho. Este raio penetra até à retina, localizada no fundo do olho, que é responsável pela conversãodesta energia luminosa em sinais elétricos. Estes sinais elétricos são transmitidos, através do nervo ótico, para o cérebro que os interpreta.

A retina é composta de, aproximadamente, 100 milhões desensores, cada um responsável pela conversão de uma porção do estímulo luminoso. Estes sensores são divididos em dois grupos:

- cones - sensíveis a alto nível de iluminação e responsáveis pelapercepção das cores; e

- bastonetes - sensíveis a baixo nível de iluminação e distinguem os tons de cinza.



Um dos primeiros estudos sobre a percepção das cores foi feito por Isaac Newton,no século 18. Newton fez incidir a luz do sol sobre um prisma e observou que ela se decompunha em um arco-íris de cores, que ia do azul ao vermelho. Ele foi capaz de combinar cores para formaroutras cores distintas, concluindo que era necessário sete cores para representar todas as cores visíveis.

Thomas Young, no século 19, através de seus experimentos com superposição de luzes, provouque todas as cores do espectro visível podiam ser representadas como uma soma de três cores primárias. Ele concluiu que isto era conseqüência, não das características do raio luminoso mas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mundo
  • o mundo
  • Mundo
  • mundo
  • Mundo
  • mundo
  • Eu no mundo
  • mundo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!