O mundo segundo newton

Páginas: 3 (621 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2011
Fritjof Capra organizou seu texto, “A máquina do mundo newtoniana”, de forma temporal, discutindo sobre as transformações ocorridas no modo de fazer e pensar ciência nos séculos XVI e XVII. Podemostomar como pontos principais os seguintes aspectos:

- A visão orgânica do mundo antes de 1.500: A natureza baseava-se na fé e na razão, estava intimamente ligada a religião para explicar as coisas.Havia uma grande dependência entre homem e natureza. O ser humano não era induzido a pensar sobre a natureza, ou tentar modificá-la seu favor, ela tinha apenas um papel conceitual para a ciência. Ohomem era induzido pela igreja a acreditar que todos os fenômenos naturais dependiam apenas da vontade divina. Que seriam castigados por desobediência ou presenteados pela submissão.

-A mecanizaçãodo mundo: O inicio da revolução cientifica trouxe um novo método de fazer ciência: empírico e matemático, baseado nos estudo de Bacon e principalmente de Descartes. Partindo desse pressuposto a formade pensar o mundo foi totalmente modificada, pensava-se no mundo agora como uma máquina, que já poderia ser dominada pelo homem. Bacon tinha uma visão extremamente patriarcal, ligava a natureza aofeminino, a algo que deveria ser subordinado ao masculino, o homem. Descartes constrói um método cientifico para estudar a natureza baseado em princípios que dispensam demonstrações, acredita que anatureza é como uma máquina perfeita, governada por leis matemáticas exatas. O principal ponto de método cartesiano é a duvida, não se deve acreditar em que não se tem dúvida. Essa nova visão da naturezadeu ao homem mais autonomia, fez perceber que ele pode usar a natureza a seu favor, tornando- se agora senhores da natureza.

-A ótica Newtoniana: Mais tarde veio Isaac Newton e confirmou asafirmações de Descartes, o mundo é realmente regido por leis matemáticas. Desenvolveu a lei da gravidade que atua sobre o movimento de todos os corpos. Segundo Capra, “ o universo newtoniano era, de fato, um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Segundo mundo
  • O Universo Segundo Newton
  • O mundo segundo os brasileiros: Madrid
  • Mundo segundo monsanto
  • o mundo segundo os brasileiros
  • O mundo segundo os Brasileiros
  • O Mundo segundo a publicidade
  • Resenha: O mundo segundo a Monsanto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!