o mundo policentrico geopolítico e geoestratégico e as grandes parcerias

281 palavras 2 páginas
A partilha do mundo no final da segunda guerra mundial

A Conferência de Yalta

A Conferência de Yalta, ocorrida em fevereiro de 1945, a segunda rodada do encontro entre os três senhores do Mundo – Roosevelt, Churchill e Stalin – foi a mais famosa de todas as conferências da Segunda Guerra Mundial, pois nela deu-se a partilha do mundo entre os Três Grandes, nas vésperas da vitória final da Grande Aliança sobre as forças do Eixo. As decisões que foram tomadas naquela ocasião tiveram efeitos diretos e duradouros sobre povos e nações do mundo inteiro pelo meio século seguinte.

Encontro na Criméia

Os três grandes: Churchill, Roosevelt e Stalin
A península da Criméia no Mar Negro, ligada à Ucrânia pelo istmo de Perekop, lembra a crônica da ilha da Sicília. Várias vezes invadida e conquistada na história foi, por alguns séculos, território dos tártaros até que eles, em 1783, se submeteram aos russos vindos do norte. Quando o avião do primeiro-ministro britânico Winston Churchill pousou no aeroporto de Sebastopol, base aero-naval soviética na península, no começo de fevereiro de 1945, depois de uma demorada e cansativa viagem, por todos os lados viam-se as ruínas causadas pela invasão dos nazistas e pela recente evacuação deles.

A cidade fora submetida, entre junho e julho de 1942, a um implacável sítio pelo general Von Manstein, quando mais de 500 mil obuses desabaram sobre ela. Consideravam-na “a maior fortaleza do mundo” até que as resistências do general Petrov cederam e Sebastopol rendeu-se. A Criméia somente fora reconquistada pelo Exército Vermelho no verão de 1944, portanto, quanto o plenipotenciário britânico lá aterrissara, a pobre península estava tão esburacada quanto um queijo suíço.

Relacionados