O mundo pós-americano

Páginas: 4 (815 palavras) Publicado: 17 de maio de 2012
O mundo pós-americano




Desde 2001, o mercado imobiliário americano vinha passando por uma fase de crescimento acelerada. Os juros bancários do Federal Reserve (FED - Banco Central americano),estavam muito baixos. Com isso, a demanda por imóveis cresceu, as pessoas começaram a investir e comprar imóveis, para lucrar. Em 2005, isso se tornou um ótimo negócio.
Após 2006, os juros do FEDaumentaram e o preço dos imóveis começou a cair, desvalorizando. Com o seu patrimônio depreciado, os donos de todas as ações começaram a não pagar a hipoteca, levando as hipotecadoras a terem grandesprejuízos, causando a crise imobiliária dos EUA


Sob essa crise que se alastrou dos EUA para o mundo, comparado na entrevista como uma doença, muitos acreditam que não há mais remédios.
ImmanuelWallerstein, entrevistado, compara com um doente terminal, onde o sistema mundial moderno chegou a um ponto de esgotamento da acumulação do capital, entrando em uma era caótica de incerteza.

Toda aentrevista foi baseada em sua teoria mundial sistêmica, a famosa separação do mundo entre os países de centro e de periferia, que funciona e evolui em função dos fatores econômicos, que a acumulação decapital e seu equilíbrio é sempre ameaçada por fricções internas.
No contexto do fim da acumulação de capital, é historicamente normal haver momentos ruins no capitalismo, mas, essa situação foiespecífica ligada ao declínio dos EUA. Por ser um bom investimento, a dívida dos EUA do momento, foi financiada basicamente por alguns poucos países, que sabem que é importante sustentar o poder decompra dos EUA.
Immanuel Wallerstein nos diz que temos um novo conceito para analisar isso, diz que estamos vivendo uma grande transição da economia mundial capitalista atual para um novo sistema cujonome ainda não sabemos e cuja realidade ainda não podemos prever onde o elemento principal da transição é a volatividade e essa situação caótica onde os preços não se estabilizam, é difícil para uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O novo mundo americano
  • O Mundo Pós Moderno
  • O mundo pos 45
  • Pós copa do mundo
  • O mundo Pós Guerra
  • mundo pós moderno
  • Mundo pós ocidental
  • O mundo pos moderno

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!