O mundo globalisado

582 palavras 3 páginas
1 - Introdução

Este livro apresenta uma análise da globalização, explicando como ela surge, as esferas em que avança de forma mais rápida e aquelas em que se mostra mais restrita, e apontando as várias e, às vezes, até opostas interpretações sobre esse processo histórico, bem como os desafios e as potencialidades que pode trazer consigo.

Afinal, quem nunca ouviu falar sobre esta tão temida e mitificada palavra chamada globalização? Na televisão, em bate-papos familiares, nas discussões com os amigos, nas escolas e faculdades, em revistas semanais de grande circulação, o assunto está sempre presente. Qual político, jornalista ou analista econômico nunca utilizou esse conceito para caracterizar o mundo em que vivemos? A compreensão do mundo globalizado permite desvendar a natureza das transformações econômicas, sociais e políticas da atualidade.

O mundo globalizado mostra como a globalização é uma realidade presente, que se manifesta nos planos

2 - Capítulo I – O que é globalização

A globalização caracteriza-se pela expansão dos fluxos de informações que atingem todos os países, afetando empresas, indivíduos e movimentos sociais, pela aceleração das transações econômicas envolvendo mercadorias, capitais e aplicações financeiras que ultrapassam as fronteiras nacionais.

No mundo globalizado, as distâncias geográficas não existem cada vez mais os países estão interligados, e as pessoas fazem viagens a negócios ou turismo, ou seja, não existe mais o “longe - perto”.

Por sua vez os países desenvolvidos em grande parte são os “Globalizadores” e os países subdesenvolvidos os “Globalizados”, ou seja, as empresas multinacionais estão sendo instaladas em novos mercados, novos países, que conseqüentemente globalização a região onde estão sendo instaladas.

3 - Capítulo II – Antecedentes históricos da globalização

A interligação de Países vem desde o Século XV, através das grandes Navegações, com essa interligação começaram as trocas de

Relacionados

  • conflitos geograficos
    1003 palavras | 5 páginas
  • O ativismo judicial no direito tributário
    5176 palavras | 21 páginas