O movimento tradicionalista gaúcho - mtg

Páginas: 11 (2609 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
MARILE SOARES






























O MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO - MTG






















UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO – UFMT
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS – CUR
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – ICHS
RONDONÓPOLIS – MT
JULHO/2005

MARILE SOARESO MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO - MTG










Projeto de pesquisa apresentado à disciplina de monografia, do Curso de Licenciatura em História, da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Rondonópolis, sob orientação da Profª Msc. Jocenaide Maria Rosseto Silva.












RONDONÓPOLIS, JULHO DE 2005
SUMÁRIO


1JUSTIFICATIVA 3
2 OBJETO DE ESTUDO 6
3 PROBLEMATIZAÇÃO 7
4 OBJETIVOS DO PROJETO 8
4.1 Objetivo Geral 8
4.2 Objetivos Específicos 8
5 METODOLOGIA 9
6 PRESSUPOSTOS TEÓRICOS 11
7 REVISÃO DA LITERATURA 12
8 CRONOGRAMA 15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16




















1 JUSTIFICATIVA



O tradicionalismo gaúcho foi uma paixão desde criança, com a minha vinda parao Mato Grosso, me fez passar por momentos de muita saudade da querência dos nossos costumes, nossa cultura, a qual me faz refletir sobre o nosso povo gaúcho.
Para designar o significado de querência no vocábulo gaúcho, Lamberty (1998) esclarece que é uma palavra das mais fortes do vocabulário tradicionalista. De origem espanhola, quer dizer “lugar querido, recanto preferido e vem dequerer”. Na procura pelo significado no dicionário português, pode-se observar que o mesmo possui igual teor da especificação de Lamberty, assim, podemos entender que querência é nada mais do que o local onde se nasce, brinca, cresce e se vive.
Representando os costumes da querência, é possível encontrar no Estado de Mato Grosso o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), órgão catalisador,disciplinador e orientador das atividades dos seus filiados, especialmente no que diz respeito ao preconizado em sua Carta Princípios. Em outras palavras, o MTG é uma entidade associativa que congrega mais de 40 entidades tradicionalistas, legalmente constituídas, conhecidas por Centros de Tradições Gaúchas (CTG), entidades afins do movimento.
Os CTG’s são entidades filiadas ao MTG, eestão distribuídas em 6 regiões tradicionalistas do Estado do Mato Grosso através de um movimento cívico, cultural e associativo. Cabe ressaltar que o MTG é uma sociedade civil, portanto, sem fins lucrativos, dedicando-se à preservação, regaste e desenvolvimento da cultura gaúcha. O objetivo do movimento é congregar os Centros de Tradições Gaúchas e preservar o núcleo da formação gaúcha.
NosCTG’s desenvolvem-se diversas atividades sócio-culturais, tais como fandangos (bailes), concursos artísticos, campeiro e esportivo. Os fandangos realizam-se sob diversas formas, como em bailes em que são apresentadas à sociedade as jovens de 14 e 16 anos, mais conhecido como Baile de Debutantes, ou como se denomina na tradição gaúcha: Fandango de Prenda Jovem, onde toda a família participa.Para compreender melhor o movimento tradicionalista, é importante tornar claro o seu funcionamento. Destaca-se que anualmente acontece o Congresso Tradicionalista, como uma Assembléia Geral das Entidades Filiadas ao MTG. O Congresso é convocado e instalado pelo presidente do MTG, embora seja dirigido por todos os participantes, possuindo como principal objetivo, traçar ou reformular asdiretrizes e princípios para o MTG, onde toda pessoa que se julgue interessada ao tradicionalismo gaúcho, possui livre acesso para assistir. Seu estatuto é composto por regulamentos artísticos, campeiro e esportivo.
Durante o Congresso Tradicionalista, acontece a Assembléia Geral Eletiva, na qual, as entidades tradicionalistas, através de seus representantes devidamente credenciados, se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Gaúcho
  • O gaúcho
  • O Gaúcho
  • O gaúcho
  • gaucho
  • Gaúcho
  • dialeto gaucho
  • Escritores gauchos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!