O MOVIMENTO RETILÍNEO E UNIFORME E SUAS CARACTERÍSTICAS

698 palavras 3 páginas
O MOVIMENTO RETILÍNEO E UNIFORME E SUAS CARACTERÍSTICAS

Resumo: Este artigo visa caracterizar o Movimento Retilíneo e Uniforme, utilizando o conceito de Velocidade Média e construção de gráficos que descrevem o deslocamento, ferramenta essa que auxilia na definição da função horária do MRU.

Palavras-chave: MRU, Velocidade Média, posiçãoXtempo, velocidadeXtempo, Função Horária

1. INTRODUÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O Movimento Retilíneo e Uniforme é o deslocamento que um móvel executa sem que haja a grandeza vetorial aceleração. Com essa experiência, é possível entender melhor e caracterizar o MRU.
O conceito de Velocidade Média será testado, utilizando a relação pré estabelecida:
, onde representa a velocidade média, representa a distância percorrida e representa o intervalo de tempo.
Será verificada também a formação da função horária do MRU, previamente estabelecida como:
, onde representa a posição final, representa a posição inicial, representa a velocidade e representa o tempo gasto. Para tal feito, será elaborado um gráfico versus e um gráfico versus .

2. DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO

Foi construída uma base de sustentação com um plano inclinado, onde uma esfera de aço é liberada para que se movimente seguindo a influência de seu vetor (força peso). A esfera é posta em um tubo lacrado, contendo óleo; esse tubo é inclinado com uma variação em graus em relação a base.
Para que a esfera execute movimento, o tubo contendo óleo é inclinado 15º. Utilizando um imã, a esfera foi posta na posição . Ao liberar o móvel, verificou-se o tempo gasto em segundos (utilizando um cronômetro comum) para que o mesmo atingisse as posições estabelecidas (com a distância medida em milímetros); com isso, a Tabela 1 foi obtida:

Posição Ocupada
Espaço Percorrido
Intervalo de Tempo
Velocidade Média

Através da Tabela 1, construiu-se um gráfico versus :

Com os mesmos dados da Tabela 1, construiu-se

Relacionados