O Movimento Pentecostal

Páginas: 26 (6365 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
 TEOLOGIA BÁSICA

Uma breve história do movimento pentecostal:
Este movimento deve ser divido em quatro grupos distintos. O primeiro grupo seriam os
pentecostais clássicos, que surgiram nos Estados Unidos, com os movimentos de santidade , metodistas, que deram início às chamadas “Igrejas de Santidade”. Vinte e três novas denominações foram fundadas entre 1893-1900,defendendo a idéia de perfeição cristã (oriundas de John Wesley e Charles Finney), em que o crente, se recebesse uma “segunda bênção” atingiria um estágio na vida cristã em que não mais seria dominado pelo pecado. Depois, estas igrejas se tornaram pentecostais. Charles Fox Parham, que foi professor num seminário bíblico em Topeka, Kansas (EUA), concluiu que o fenômeno de línguas ocorrido em Atos 2 eraevidência, para todos os cristãos, do batismo no Espírito. Em 1o de janeiro de 1901, Parham impôs as mãos sobre uma mulher, Agnes Ozman, que disse ter recebido o Espírito santo. O pregador batista William Seymor, que havia sido aluno de Parham, começou a pregar sobre estas idéias na rua Azusa, em Los Angeles, numa Igreja de Santidade.
Um movimento de renovação começou em 9 de abril de 1906, eespalhou-se por
todos os Estados Unidos, começando o movimento pentecostal – e isto durou de 1906 a
1908. Na década de 1910 este movimento chegou ao Brasil, com a Congregação Cristã
(1910), que começou com uma divisão da Igreja Presbiteriana do Brás (São Paulo), por
causa da pregação do ítalo-americano Louis Francescon, e com a Assembléia de Deus
(1911), que começou com uma divisão causada pordois missionários suecos, Gunnar
Vingren e Daniel Berg, na Primeira Igreja Batista de Belém do Pará. As ênfases principais dos pentecostais clássicos foram o batismo no Espírito Santo, uso de dons carismáticos e miraculosos, principalmente o “dom de línguas”, e uma liderança centralizada.
O segundo grupo seriam os pentecostais de “cura divina”, e os principais representantes deste movimento noBrasil foram: a Igreja do Evangelho Quadrangular (1951), O Brasil Para Cristo – a primeira a ser fundada por brasileiros (1955), Igreja de Nova Vida (1960), e, especialmente, a Igreja Deus É Amor (1962). Diferente dos pentecostais clássicos, além de enfatizarem as curas divinas, estes novos grupos Diferente dos pentecostais clássicos, passaram a praticar o exorcismo e a usar uma música mais popular(e com ritmos nacionais!) durante cultos informais.
O terceiro grupo seriam as igrejas renovadas, que começaram em 1960. Dennis Bennett, pregador anglicano, anunciou que recebeu o “dom de línguas” num culto, e o movimento se espalhou rapidamente entre luteranos, presbiterianos, metodistas e batistas. No Brasil a Convenção Batista Nacional foi fundada em 1967, como uma divisão da Convenção BatistaBrasileira. Presbiterianos e metodistas também viram várias de suas igrejas partirem para a renovação. Eles mantiveram as mesmas ênfases dos pentecostais clássicos, e a diferença fundamental está em que estes saíram das igrejas tradicionais e fundaram as suas, e aqueles, ligados às igrejas renovadas, permaneceram, na maioria, em suas igrejas, para influenciálas.
Em 1967, o movimento carismáticochegou também à Igreja Católica.
O quarto grupo, os chamados neopentecostais surgiram no final da década de 70 e início de 80. Suas principais ênfases são os sinais e maravilhas, com fortes elementos mágicos, confrontos com poderes demoníacos (exorcismos) e manifestações emocionais fortes, teologia da prosperidade (que enfatiza que o estar bem com Deus é prosperar financeiramente), e a idéia de“guerra espiritual”. Seu principal representante no Brasil é a igreja Universal do Reino de Deus (1977) e, com menor representatividade, e dissidente da anterior, a Igreja Internacional da Graça de Deus (1980). A ênfase destas últimas igrejas recai principalmente no forte uso dos meios de comunicação. O “dom de línguas” perdeu sua importância nas igrejas neopentecostais. Nos últimos anos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Movimento Pentecostal
  • Movimento pentecostal
  • movimento pentecostal
  • Movimento pentecostal
  • Projeto de pesquisa movimento pentecostal
  • Movimento Católico Pentecostal
  • QUEM É O PROMOVEDOR DO MOVIMENTO PENTECOSTAL?
  • (Neo)pentecostais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!