O Movimento Norte Europeu Da Ginastica

Páginas: 6 (1417 palavras) Publicado: 1 de abril de 2015
O movimento Norte Europeu da Ginastica
PARTE 1 - INTRODUÇÃO = PALMEIRENSE OU DIEGO ANÃO
Após cem anos do nascimento das escolas ginásticas, surgia em toda a Europa uma corrente cientifica chamada de Movimento Ginástico , em resposta a um fenômeno social e uma urgente necessidade de mudanças , cuja evolução recebeu parte das ideias de diversos estudiosos , especialistas de pelo menos quatrograndes correntes: pedagógica, arte cênica , dança e musica , contribuindo para a difusão de seus movimentos.
O Movimento do Norte iniciou-se a partir de um conjunto de manifestações técnico-pedagógicas e científicas decorrentes da obra de J. G. Thulin denominada Línea, que, posteriormente originou a corrente "neo-sueca”. A característica fundamental dessa corrente era a contribuição da Escola Suecade Ling (ginástica pedagógica e higiênica), com algumas novas influências vindas do Movimento do Oeste
PARTE 2 - ESCOLA SUECA = PALMEIRENSE OU DIEGO ANÃOLing acreditava que seu método assegurava a saúde, por ser essencialmente respiratório, e a beleza, por seus efeitos corretivos e ortopédicos. Por isso, o destinou a todos, independente de sexo, idade ou condições materiais e sociais,dividindo-o em quatros partes: Ginástica Pedagógica ou Educativa – para todas as pessoas, tinha como objetivo assegurar a saúde, evitar a instalação de doenças, vícios e defeitos posturais e desenvolver normalmente o indivíduo; Ginástica Militar- com as mesmas características da pedagógica, acrescentando os exercícios de preparação para a guerra; Ginástica Médica e Ortopédica – também baseada na pedagógica,objetivava eliminar vícios e defeitos posturais, sendo específica para cada caso; Ginástica Estética – mais uma vez apoiada na pedagógica buscou o desenvolvimento harmonioso do organismo, utilizando-se da dança e de movimentos suaves para proporcionar beleza e graça ao corpo.
Levando em consideração os princípios estabelecidos dentro das ciências biológicas, Ling criou exercícios livres semaparelhos, de execução fácil e estética, além de saltos no cavalo, cambalhotas, jogos ginásticos, patinação e esgrima. Tudo associado a cantos alegres e disciplina militar

Ginastica Neo-Sueca ( Thulin, Falk , Bjôrkesten ) surgiu durante a década de 40 ( no ano de 1939 )com reação ao estatismo proposto pela ginastica idealizada por Ling . esta nova modalidade utilizava o termo na execução de diversosexercícios que se podem ligar e incluem balanços e acrobacias combinação de demonstrações técnicas e científicas pedagógicas, com a sua conexão, o trabalho de J. Thulin G, formam a chamada "linha" ou corrente "neo-sueca". A característica fundamental deste movimento é que suas principais figuras dentro do campo técnico-pedagógico partem para suas contribuições de formação comum em ginásticaligiana.
É por isso que se pode dizer que a ginástica "neo-sueca" durante o período de cobertura - 1900 - 1939-, nasce e desenvolve-se a mais pura doutrina sueca, embora muitas vezes obtém novas formas de movimentos de influências estrangeiras. É fundamental salientar para evitar futuro enganoso que certamente surgiriam lidando com fundamentos e técnicas de movimento da linha "neo-sueca" de 1939 eprincipalmente, após a II Ligiada de Estocolmo (1949).
Principais pensadores
E. Bjorksten; N. Bukh; E. Falk; M. Carlquist J. G. Thulin
Niels Bukh (1880-1950). Este último apresenta inovações na Ginástica masculina, enquanto que os aspectos fisio-lógicos såo estudados pelo dinamarqués Johannes Lindhard.
No interior deste movimento deve ser destacada, pelas suas importantes abordagens pedagógicas,a Ginástica infantil de Maja Carlquist (1884-1968), assim como as contribuições dos pedagogos Elin Falk e Joseph Thulin, responsáveis pela evolução da Ginástica de raízes lingianas.



( falar a proposta dos Ginastas Citados )


A ginástica pedagógica e higiênica, de acordo Marinho, tinha por finalidade
submeter o corpo à vontade; ela era, segundo o autor, essencialmente educativa e social,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • movimento norte ginástica
  • Movimento do Norte
  • Movimentos da Ginastica
  • movimentos de ginastica
  • O Movimento Ginástico Europeu
  • Movimentos europeus de Vanguarda
  • movimento ginástico europeu
  • Movimento ginastico europeu

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!