o movimento marxisista

2522 palavras 11 páginas
O movimento marxista apresentou inúmeros defeitos, mas acreditamos que o maior deles foi acreditar que, sob o sistema capitalista, o desenvolvimento das forças produtivas materiais entraria em contradição com as relações de produção vigente. Em outras palavras, o movimento socialista não percebeu o quão elásticas são as relações de produção capitalistas, o quão adaptável é o sistema, de modo que a dialética entre as relações sociais capitalistas e as forças produtivas da sociedade moderna desdobra-se de uma forma completamente diferente daquela do pré-capitalismo. ( Pag. 01 )
O desenvolvimento econômico, antes de ameaçar o sistema capitalista, o legitima, ampliando o grau de liberdade de seus gestores na costura de acordos, alguns sólidos, outros mais frágeis, entre os diferentes agentes sociais. A luta de classes aguça, afrouxa, recrudesce e se volatiliza numa arena que é tão maior, e portanto, permite movimentos menos circunscritos, quanto mais intenso é o grau de desenvolvimento da produção. Os limites do sistema são alargados constantemente. A liberdade de ação sofre constrangimento do ciclo econômico, mas as crises recorrentes, pelo menos até agora, não tem sido capazes de romper o que parece ser o mau infinito da acumulação capitalista. ( Pag. 02 )
Marx corretamente previu que o capitalismo destruiria até as muralhas da China, obrigando todos os povos periféricos ao sistema a adotarem, sob pena de perecimento, o modo burguês de produção. O sistema de produção capitalista ia mostrando sua força avassaladora, sua capacidade de submeter toda sociedade a seus ditames.( Pag. 03 )
Poucas áreas do conhecimento alimentaram tanta discussão conceitual quanto às teorias de classes, desenvolvidas ao longo do século XX. Os burocratas, estatais e privados, foram acusados de compor uma nova classe dominante. Assim se passou também com os gerentes, os trabalhadores qualificados e os intelectuais. Criaram-se novos conceitos: White collar, trabalhador em escritório, nova

Relacionados

  • Fichamento o que é cidadania
    643 palavras | 3 páginas
  • Resumo do cap 2 O Ambientalismo
    1524 palavras | 7 páginas
  • O que é ideologia?
    1182 palavras | 5 páginas
  • CARACTERÍSTICAS DAS POLITICAS SOCIAIS BRASILEIRAS NO PERÍODO DE 1960 A 1980
    1992 palavras | 8 páginas