O MOVIMENTO GINASTICO EUROPEU E A GENESE DA EDUCAÇÃO FÍSICA MORDENA ASSOCIADA À CONSTRUÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS

Páginas: 3 (727 palavras) Publicado: 25 de março de 2014
Instituto do Ensino Superior da Grande Florianópolis
Educação Física – Turma Q
Grupo: Jarvis Lembeck, Camila Costa, Ramon Ávila, Marcelo Leal, Luiz Henrique, Jhonatan Pfleger e Renata Delayt.O MOVIMENTO GINASTICO EUROPEU E A GENESE DA EDUCAÇÃO FÍSICA MORDENA ASSOCIADA À CONSTRUÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS.

Resumo:
Este trabalho tem por objetivo discutir e compreender o movimentoginástico europeu e a sua influencia para o inicio da educação física moderna até os dias atuais.

Palavras-chaves: movimento ginástico europeu, principais escolas, educação física moderna.

Na idademedia a ginástica se restringia ao espaço militar, em função das cruzadas (igreja). Fora desse espaço, ela sobreviveu em função dos acrobatas que se apresentavam em circos e praças públicas.
O movimentoginástico europeu aconteceu no século XIX, e abrangeu estilos, métodos de trabalhos com a ginástica que passou a ser considerada cientifica, segundo Soares (1998) e é constitutiva de mentalidadeburguesa. Fruto das diferentes formas de se pensar os exercícios físicos nos países da Europa, proposto pela Alemanha, Suécia, França, Dinamarca e Inglaterra. O grande objetivo era destacado pelo seucaráter ordenativo, disciplinador e metódico e para a melhora da saúde da sociedade europeia, pois foi um momento marcado pelos problemas sociais, consequências da Revolução Industrial, onde o trabalhadortinha que aguentar alta carga horária de trabalho, movimentos repetitivos, e em muitos casos, ficar em uma única posição por várias horas. Onde se fez necessário formar grupos locais para a pratica daginástica, fortalecendo e tornando mais saudáveis os trabalhadores. E esses princípios da ginástica, onde era possível que os alunos ficassem mais fortes, disciplinados, mais saudáveis, tornandoassim esse tipo de atividade física contínua.
No método alemão, influenciado por Rousseau e Pestalozzi, era objetivado formar um homem completo, dando destaque ao exercício físico. O lema era: “VIVE...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Movimento ginastico europeu
  • movimento ginástico europeu
  • O Movimento Ginástico Europeu
  • Século XIX e o Movimento Ginástico Europeu
  • O território nacional: a construção do Estado e da Nação
  • A educação física, os movimentos e seus beneficios
  • Parâmetros curriculares nacionais- educação física
  • Parâmetros Curriculares Nacionais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!