O Movimento Ginástico Europeu

Páginas: 3 (594 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2013
O Movimento Ginástico Europeu ocorreu no século XIX, e abrangeu estilos de trabalho com ginástica na escola, propostos pela Suécia, Inglaterra, França, Dinamarca, Áustria e Alemanha. O contexto denascimento desse movimento é o mais interessante, pois, uma vez o conhecendo, entende-se como se deu a emergência da ginástica na Europa.
O século XIX europeu foi marcado pela imensa crença naciência. Logo, objetividade e neutralidade foram valores que se espalharam pela sociedade e que conquistaram a confiança da população. Imersos nesse quadro, foram aprimorados cientificamente métodos dedisciplina corporal e de trabalho com o corpo, cujos objetivos eram fortalecer, embelezar, corrigir e tornar saudáveis os corpos da população europeia. Para tanto, foram desenvolvidos tipos de exercíciosespecíficos para cada parte do corpo, método ainda bastante utilizado hoje em academias de musculação.
A grande finalidade do Movimento Ginástico Europeu era a melhora da saúde da sociedade. Em ummomento marcado pelos problemas sociais que resultaram da Revolução Industrial, associado à necessidade de fortalecer o trabalhador para aguentar a alta carga de suas tarefas, o movimento fez com que seformassem grupos locais para a prática da ginástica.
Para além de fortalecer e tornar saudáveis os trabalhadores, era preciso fazer com que esses princípios se tornassem valores a serem perpetuados.Não à toa, eles passaram a ser introduzidos na escola. Ali, por meio da imposição da ginástica, era possível que os alunos ficassem mais fortes, mais disciplinados, mais saudáveis, e ainda tomassem essetipo de atividade física como prática contínua.

Muitas doutrinas cristãs diferenciadas entre si surgiram desde as primitivas comunidades cristãs. A origem destas comunidades deu-se em plenaexpansão do Império Romano. Como o Imperador romano era também a figura religiosa máxima do Império, quaisquer seitas eram prejudiciais ao seu poder absoluto. Desta forma, as comunidades cristãs deste...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • movimento ginástico europeu
  • Século XIX e o Movimento Ginástico Europeu
  • métodos ginásticos europeus
  • O MOVIMENTO GINASTICO EUROPEU E A GENESE DA EDUCAÇÃO FÍSICA MORDENA ASSOCIADA À CONSTRUÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS
  • Movimentos europeus de Vanguarda
  • O Movimento Norte Europeu Da Ginastica
  • Movimento europeu das nacionalidades século xix
  • GUIA DE ESTUDOS II SINAV CONSELHO EUROPEU MOVIMENTOS SEPARATISTAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!