O mosaico partico

2557 palavras 11 páginas
O Mosaico Partido: a Economia além das Equações

Dowbor nasceu na França em 1941 e vive no Brasil desde 1951. É formado em economia política pela Universidade de Lausanne, Suíça, e doutor em ciências econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia, Polônia (1976). Foi consultor do Secretário Geral da ONU na área de Assuntos Políticos Especiais (1980-1981). Dirigiu vários projetos de organização de sistemas de gestão econômica, na qualidade de assessor técnico principal das Nações Unidas. No período 1989-1992 foi secretário de Negócios Extraordinários da Prefeitura de São Paulo, respondendo em particular pelas áreas de meio ambiente e de relações internacionais. Atualmente é professor titular no departamento de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e da Universidade Metodista de São Paulo. É autor de outros livros, entre os quais A Reprodução Social, estudo de sistemas de gestão descentralizada; Tecnologias do conhecimento: os desafios da educação.
O Mosaico Partido trata de assuntos emergentes e de questões antigas, traz questionamentos quanto à responsabilidade e participação do Estado, empresas privadas e organizações da sociedade civil, na sociedade. O livro é estruturado em três partes e o leitor precisa ter certo conhecimento sobre temas gerais, como o funcionamento da sociedade globalizada, para o bom entendimento do mesmo.
A primeira parte, “Mosaico do Passado”, conta o caminho percorrido pelo autor, em uma época de guerras, ditadura e forte repressão. Fala das viagens e as várias situações vividas que ajudara a construir o homem que se tornou. A parte dois “O Mosaico do Futuro” traz características de uma sociedade cada vez mais globalizada, com contradições mais explicitas, e expõe análises dessa sociedade. “O Mosaico Reconstruído” engloba a parte três e expressa a possibilidade de mudanças, com base nas análises feitas na parte dois e dá exemplos de como a mobilização individual pode mudar os rumos da

Relacionados

  • arte romanica
    799 palavras | 4 páginas