O Morar - Arquitetura e Urbanismo

Páginas: 4 (885 palavras) Publicado: 27 de fevereiro de 2015
Arquitetura e Urbanismo

Que Significa morar? O que é uma casa? Como ela é?

Perguntas confusas e um pouco sem sentido, “infantis” para alguns. Porém nos leva a indagar, será que existe algomais para saber sobre o que é uma Casa? Ou o que é realmente morar? Há como ser diferente?
Esse raciocínio nos leva também a comparações; como em outros países, outras culturas; como os estrangeirosveem suas casas? Será que as ideias “do que é morar?” são diferentes por lá? Talvez nos leve até um pouco além, fazendo-nos perguntar a nos mesmos afim de ir até a raiz do assunto; Como é composta umacasa? Que modelos e quem decide os que deveram ser usados? Como se cria uma casa? Etc...
Para chegarmos a uma resposta teríamos que avaliar alguns pontos, pois todas dependem de amplidão erestrições considerando-os os termos interpretativos e conceituais.
Conceito, Conceitual, Conteúdo.
Moldando em exemplos, podemos começar dizendo que uma cama é feita de quatro pés de madeira, um estrado eum colchão, porém todas as camas são iguais? Teoricamente sim, porém existem camas de ferro, com colchão d’água, de solteiro, de casal, etc... ou seja, o que muda é o formato. Formamos a partir dai umconceito fundamental da forma, ainda que não seja a mesma.
Em desenhos infantis vemos que a representação de uma casa ou moradia pelas crianças, seguem, mesmo em diferentes culturas, um mesmopadrão, mesmo não sendo uma representação real do que elas talvez vivam, sendo mais significativas se analisarmos em cada uma qual seu convivo no lar, os laços de família e seu conceito de morar.
Então umconceito pode mudar?!
Verifiquemos o conceito relativo à moral, em constante mudança, não interessa se para bem ou para mal, mas sim que mudou.
Ok. Mas como é que mudou o morar?
Existem favelas,barracos, em algumas partes do Brasil, também moradias de barro, ou de sape, residências grandiosas e bairros luxuosos, de certo modo todos podem se considerar casas. Pessoas procuram arquitetos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arquitetura e urbanismo
  • Arquitetura e Urbanismo
  • Arquitetura e Urbanismo
  • Arquitetura e urbanismo
  • Arquitetura e Urbanismo
  • Arquitetura e Urbanismo
  • ARQUITETURA E URBANISMO
  • Arquitetura e urbanismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!