O monge e o Executivo

Páginas: 29 (7104 palavras) Publicado: 30 de agosto de 2014
RESUMO DO LIVRO
O MONGE E O EXECUTIVO - UMA HISTORIA SOBRE A ESSÊNCIA DA LIDERANÇA.


1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos apresentar uma pesquisa bibliográfica realizada através da leitura do livro O monge e o executivo que demonstra conceitos sobre como ser um bom líder nas organizações atuais. O trabalho procurou mostrar qual o perfil adequado que um líder deve ter para lidar com osproblemas enfrentados dentro de uma organização, e como adequar sua postura perante a estas dificuldades procurando tornar o ambiente de trabalho mais agradável para todos.

2 OBJETIVO

O objetivo deste artigo é fazer uma análise comparativa entre os sete capítulos apresentados na obra de James C Hunter, O monge e o executivo, e os materiais desenvolvidos na disciplina sobre Administraçãoorganizacional II, fazendo uma correlação entre eles e a influência que possuem no mundo corporativo.

3 METODOLOGIA

O trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica, ou seja, através da consulta de fontes relativas ao tema escolhido para realização do artigo. Segundo Roesch (1999) na pesquisa bibliográfica a revisão da literatura é umas das seções mais longas etrabalhosas, implica seleção, leitura e nálise de textos relevantes ao tema do projeto. Conforto et al. (2011, p.1 apud Gil 2007), “a pesquisa bibliográfica possui caráter exploratório, pois permite maior familiaridade com o problema, aprimoramento de idéias ou descoberta de ntuições”. Após a realização da pesquisa foi feita uma análise comparativa entre os assuntos abordados na obra e os materiaisdesenvolvidos na disciplina de Administração Organizacional II.





4- OS SETE CAPÍTULOS

CAPITULO I - AS DEFINIÇÕES
Neste capitulo John Daily inicia seus dias em um mosteiro, lá conhece Leonard Hoffman, um grande empresário bem sucedido que aos sessenta e poucos anos no topo de sua carreira bem-sucedida e depois da morte de sua esposa resolveu se tornar monge e passa a se chamar irmãoSimeão.
Alem de outras atividades todos os dias pela manhã John e mais cinco participantes tinham aulas com irmão Simeão sobre os princípios de liderança.
Simeão diz na primeira aula que ouvir é uma das habilidades mais importantes que um líder pode escolher para desenvolver. Um dos participantes pergunta porque Simeão utiliza as palavras líder e liderança e evita gerente e gerência,ele explicaque gerência não é algo que você faça para os outros,você gerencia seus recursos,você pode gerenciar a si mesmo mas não gerencia seres humanos,gerencia coisas e lidera pessoas.Depois definiu liderança como uma habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum e que liderança é uma habilidade que pode seraprendida e desenvolvida por alguém que tenha o desejo e pratique as ações adequadas.
Simeão também falou sobre a diferença entre poder e autoridade onde Poder é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer a vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer, ou seja, faça isso senão... E Autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade oque você quer por causa de sua influencia pessoal.
Poder é definido como uma faculdade enquanto autoridade é definida como uma habilidade porem para se estabelecer autoridade sobre as pessoas é necessário ter um conjunto de habilidades.
Mais tarde falou sobre as qualidades que um líder precisa ter e o desafio do líder é escolher os traços de caráter que precisam ser trabalhados, às vezes énecessário mudar os hábitos, o caráter e a natureza para ser um bom líder.
Simeão ainda assegura que liderar é conseguir que as coisas sejam feitas através das pessoas, ao trabalhar com pessoas sempre haverá duas dinâmicas a tarefa e o relacionamento, pois o líder não se concentrar nas tarefas e não nos relacionamentos pode ter problemas indesejáveis, porem se o líder não estiver cumprindo as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O monge e o executivo
  • O monge e o executivo
  • O monge e o Executivo
  • o monge e o executivo
  • O Monge e o Executivo
  • O monge e o executivo
  • O monge e o executivo
  • O monge e o executivo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!