O Momento de Incertezas

Páginas: 3 (587 palavras) Publicado: 17 de julho de 2015
O MOMENTO É DE INCERTEZAS: DEVO INVESTIR OU CORTAR CUSTOS?
CATEGORIES : BLOG POSTS AUTHOR: DANIEL MEDINA NO COMMENTS YET
O ano de 2015 já se iniciou com grandes turbulências para o empresariadobrasileiro, muitas delas causadas pelo cenário político e econômico, ambos ainda incertos e bastante tumultuados até o momento. Juros altos, evasão de talentos, escassez de água, inflação alta, consumoem baixa, aumentos significativos em combustível e energia elétrica: esses são alguns dos problemas que assolam o cenário do empreendedorismo brasileiro. Impulsionada por todos estes fatores, surgeuma questão muito importante e de difícil resposta:
Em um momento como este é melhor investir ou cortar custos?
Em uma primeira análise, grande parte das pessoas tende a ser partidário da segundaopção, ou seja, pretendem cortar custos. Esta abordagem faz sentido quando se olha para trás e se vê o histórico do fluxo de caixa piorando a cada mês – custos aumentando e receitas caindo. Não énecessário ser um grande economista para saber que uma hora a curva se inverte e a empresa passa a trabalhar sob prejuízo. Logo, são feitas reduções, principalmente em custos fixos, com o intuito de balancearas finanças da empresa. Esta estratégia pode até gerar resultados no curto prazo, mas caso a situação desfavorável se estenda mais do que o estimado, podem ser necessárias cada vez mais reduções decusto, até o ponto em que a empresa fica estagnada, trabalhando para arcar seus compromissos já firmados mas sem qualquer possibilidade de voltar a expandir seus negócios. Uma outra possibilidade éque ela perca competitividade para outras empresas melhores preparadas em seu setor, e com o tempo ter que paralisar suas operações. Esta análise nos faz pensar se esta é realmente a melhor forma deenfrentarmos o momento de crise.
Por outro lado, se analisamos pelo lado do investimento, pode parecer loucura uma empresa optando por desembolsar ainda mais dinheiro em uma situação que exige um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • incertezas
  • incerteza
  • INCERTEZAS
  • Incerteza
  • Incertezas
  • incerteza
  • Incerteza
  • incertezas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!