O modernismo

Páginas: 16 (3801 palavras) Publicado: 8 de junho de 2013
Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba – CEEP

MODERNISMO

Curitiba, 2012

Renan Angêlo Dagostin Sabrina Caroline Pereira

MODERNISMO
Trabalho de português apresentado pelos alunos Renan Angêlo Dagostin e Sabrina Caroline Pereira da 4CAM1, com o tema MODERNISMO orientado pela professora de português Ana Lúcia.

Curitiba, 2012
INTRODUÇÃO
Chama-se genericamentemodernismo (ou movimento modernista) o conjunto de movimentos culturais, escolas e estilos que permearam as artes e o design da primeira metade do século XX. Apesar de ser possível encontrar pontos de convergência entre os vários movimentos, eles em geral se diferenciam e até mesmo se antagonizam.
Encaixam-se nesta classificação a literatura, a arquitetura, design, pintura, escultura, teatro e a músicamoderna.
O movimento moderno baseou-se na ideia de que as formas "tradicionais" das artes plásticas, literatura, design, organização social e da vida cotidiana tornaram-se ultrapassadas, e que se fazia fundamental deixá-las de lado e criar no lugar uma nova cultura. Esta constatação apoiou a ideia de reexaminar cada aspecto da existência, do comércio à filosofia, com o objetivo de achar o queseriam as "marcas antigas" e substituí-las por novas formas, e possivelmente melhores, de se chegar ao "progresso". Em essência, o movimento moderno argumentava que as novas realidades do século XX eram permanentes e eminentes, e que as pessoas deveriam se adaptar a suas visões de mundo a fim de aceitar que o que era novo era também bom e belo.
A palavra moderno também é utilizada em contraponto aoque é ultrapassado. Neste sentido, ela é sinónimo de contemporâneo, embora, do ponto de vista histórico-cultural, moderno e contemporâneo abranjam contextos bastante diversos.

MODERNISMO
O que foi o modernismo, quando e onde surgiu
O modernismo foi um movimento literário e artístico do início do séc. XX, cujo objetivo era o rompimento com o tradicionalismo (parnasianismo, simbolismo e a arteacadêmica), a libertação estética, a experimentação constante e, principalmente, a independência cultural do país. Apesar da força do movimento literário modernista a base deste movimento se encontra nas artes plásticas, com destaque para a pintura.
O modernismo surgiu em Portugal por volta de 1915, com a publicação das revistas Orfeu (1915), Centauro (1916) e Portugal Futurista (1919). A primeiraatitude dos novos escritores foi de esquecer o passado, desprezar o sentimentalismo falso dos românticos e adotar uma participação ativa e dentro primar pela originalidade de idéias e, na poesia, não deveriam se prender à rima e à métrica.
Percebe-se nos autores modernos um vocabulário cheio de expressões coloquiais, traduzindo a fala típica brasileira, versos livres, estilo consisco.
No Brasil,como tudo, o modernismo chegou atrasado, e por isso as altas camadas da sociedade detestaram a idéia.O boicote á exposições como a Semana de Arte Moderna de São Paulo em 1922 foi um dos eventos, assim como a irrelutancia da compra da revista Klaxkon, e o achismo do feio movimento Pau-Brasil.

Contexto histórico e social do modernismo

* Em Portugal
Em inícios do século XX, em Portugal, aprodução literária e plástica era ainda profundamente marcada pelo classicismo racionalista e naturalista, em manifestações apáticas e decadentes, que evidenciavam forte resistência à inovação. Ao monótono e decadente rotativismo político correspondia uma não menos monótona e decadente produção intelectual. Os interesses materiais dos burgueses sobrepunham-se aos interesses culturais,condicionando a liberdade de expressão.
A partir de certo momento, grupos de intelectuais portugueses organizaram-se em círculos de contestação da velha ordem e iniciam-se no recurso a estratégias provocatórias e na resposta, por vezes desabrida, às formas políticas e culturais conservadoras e reacionárias à modernidade. - É o modernismo, enquanto movimento estético e literário de ruptura com o marasmo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modernismo
  • modernismo
  • Modernismo
  • Modernismo
  • modernismo
  • Modernismo
  • Modernismo
  • Modernismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!