O Modernismo como forma de expressa o litera ria e arti stica

1018 palavras 5 páginas
O Modernismo como forma de expressão literária e artística
Modernismo: movimento literário e artístico do início do séc. XX. Objetivos: rompimento do tradicionalismo libertação estética experimentação constante principalmente, a independência cultural do pais.
-mundo recebe uma nova mentalidade
-abraça uma nova versão do que é o mundo aproveitado nas suas vertentes máximas
-só é possível através da intervenção de artistas que se manifestam através da literatura, arquitetura, design, pintura, escultura, teatro e musica.
A palavra moderno também é utilizada em contraponto ao que é ultrapassado. Neste sentido, ela é sinónimo de contemporâneo.

O movimento modernista baseou-se na ideia de que as formas "tradicionais" das artes plásticas, literatura, design, organização social e da vida quotidiana tornaram-se ultrapassadas, e que se fazia fundamental deixá-las de lado e criar no lugar uma nova cultura. Esta constatação apoiou a ideia de reexaminar cada aspecto da existência, do comércio à filosofia, com o objetivo de achar o que seriam as "marcas antigas" e substituí-las por novas formas, e possivelmente melhores, de se chegar ao "progresso". Em essência, o movimento moderno argumentava que as novas realidades do século XX eram permanentes e eminentes, e que as pessoas deveriam adaptar-se às suas visões do mundo a fim de aceitar que o que era novo era também bom e belo.

Dentro do Modernismo existe uma série de “ismos”, entre eles destacam-se:
Cubismo
Expressionismo
Futurismo
Dadaísmo
Surrealismo
Todos eles são um obstáculos pois fazem entender a arte do nosso tempo e também faz com que tenhamos uma visão geral da arte antiga e dos seus segredos.

Contexto Histórico
Em inícios do século XX, em Portugal, a produção literária e plástica era ainda profundamente marcada pelo classicismo racionalista e naturalista, , que evidenciavam forte resistência à inovação.
Os interesses materiais dos burgueses sobrepunham-se aos interesses culturais, condicionando a liberdade

Relacionados