O MODELO TRIPLE BOTTOM LINE E O PAPEL DO MARKETING NA CONSCIENTIZAÇÃO DO CONSUMIDOR

5161 palavras 21 páginas
O MODELO TRIPLE BOTTOM LINE E O PAPEL DO MARKETING NA CONSCIENTIZAÇÃO DO CONSUMIDOR

Viviane N. Maia de Sousa vivanemaia20@yahoo.combr Universidade Estácio de Sá

Resumo
Com o avanço da tecnologia, vieram também vários problemas, onde as empresas e o meio ambiente se tornaram opostas, na qual o homem almejando querer sempre mais não se preocupou com as consequências futuras. Diante disso, o objetivo deste trabalho é investigar o modelo triple bottom line e o papel do marketing na conscientização do consumidor. Espera-se que este trabalho venha contribuir para que as empresas e consumidores tornem-se conscientes em relação ao meio ambiente. À medida que a empresa vai avançando pela melhora contínua, vai criando aos poucos uma nova cultura organizacional onde todos são responsáveis pela qualidade ambiental, desde a alta direção da empresa até o funcionário que está atuando de forma direta em todo o processo produtivo da empresa.

Palavras chave: Triple Bottom Line; Consumidor; Marketing.

1. Introdução
A consciência ambiental vem mudando e evoluindo para melhor. Em passado não tão distante, manifestava-se uma comoção ou consciência ecológica apenas diante de acidentes ecológicos de grandes magnitudes. Porém os tempos mudaram e o homem percebeu a necessidade de harmonizar os interesses comerciais com o respeito à natureza, provendo soluções que conciliem o interesse financeiro com as necessidades da nossa geração sem causar risco nem malefícios para as gerações futuras.
A partir da preocupação com os danos ambientais causados pelas empresas e a necessidade de uma visão estratégica, cria-se a ideia do desenvolvimento sustentável, onde cada especialista tem colocado uma definição própria sobre o conceito de sustentabilidade mas todos com o mesmo foco, ou seja, buscar o equilíbrio entre as empresas, a sociedade em geral e o meio ambiente.
Sob essa perspectiva, esta atora se deparara com uma problemática: investigar se o modelo triple bottom line

Relacionados

  • Terceiro setor
    16604 palavras | 67 páginas