O mito de Tereu

Páginas: 2 (460 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
O mito de Tereu
Tereu foi um rei da Trácia filho de Ares. Por ter ajudado o Rei Pandion II de Atenas numa guerra contra Tebas, ele lhe concedeu a mão de sua filha Procne em casamento. Procne viveufeliz durante algum tempo e teve o filho Itys. Porém, por ser muito ligada à sua irmã Filomena, sentia muita falta dela.

Tereu foi a Atenas pedir ao sogro que Filomena pudesse acompanhá-lo parafazer companhia a Procne. O pai consentiu, mas no caminho de volta Tereu cobiçou Filomela, a seduziu e aprisionou-a, além de cortar-lhe a língua para que não pudesse contar o que ele havia feito. Devolta à Trácia, disse à sua mulher que a irmã havia falecido na viagem. Procne sofreu muito com a notícia.

Todavia, Filomela em seu cativeiro teceu um tapete contendo a história de seu infortúnioe mandou-o secretamente à irmã. Ao saber do acontecido, Procne nada fez de imediato; esperou a festa de Dionísio - época na qual as mulheres podiam sair livremente para onde quiserem sem serem seguidaspelos homens - e libertou sua irmã.

As duas irmãs tramaram uma vingança: mataram Itys e o serviram assado a Tereu.Quando descobriu que havia comido seu próprio filho, Tereu tentou matar as duas irmãsmas os deuses do Olimpo interviram e transformaram todos em pássaros. Tereu se transformou em Poupa e Procne em rouxinol, cujo lindo canto é de tristeza pela perda do filho. Filomela foi transformadaem andorinha, pois não tinha língua para cantar...

O mito de Tereu representa o nosso poder de expressão e comunicação. Quando perdemos nossa língua, nós nos perdemos. Um dos casos, é quando vamos aum país estrangeiro e não entendemos o idioma local. Sentimo-nos perdidos sem o poder de expressar o que queremos ou sequer conversar sobre as coisas mais simples. 

Outra realidade é quando setenta abafar a voz dos que querem falar e se expressar. Mesmo que os mecanismos restritivos sejam radicais, assim como Tereu que cortou a lingua de sua cunhada, não foi capaz de impedir que ela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MITO
  • Mito
  • Mitos
  • Mitos
  • Mito.
  • Mito
  • Mito
  • mito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!