O mito de percéfone

384 palavras 2 páginas
O mito Perséfone
Na mitologia Grega, Perséfone ou Koré, corresponde à deusa romana Proserpina ou Cora, ou seja, uma das mais belas deusas de Roma. Era filha de Zeus e da deusa Deméter .
O mito
Os deuses, Hermes, Ares, Apolo e Dioniso todos cortejaram-na. Deméter rejeitou todos os seus dons e escondeu a filha longe da companhia dos deuses.
Quando os sinais de sua grande beleza e feminilidade começaram a brilhar, em sua adolescência, chamou a atenção do deus Hades que a pediu em casamento. Zeus, sem sequer consultar Deméter, cedeu ao pedido de seu irmão. Porém Hades foi impaciente, enquanto a bela colhia flores com as ninfas (divindade feminina que vigiava os diversos reinos da natureza), abre-se um buraco no solo e Hades levou-a para seus domínios (o mundo subterrâneo, chamado também de inferno), desposando-a e fazendo dela sua rainha.
Inconsolada por seu desaparecimento , sua mãe Deméter acabou por se descuidar de suas tarefas: as terras tornaram-se estéreis, houve escassez de alimentos, e um inverno rigoroso assola a terra. Depois de muito procurar finalmente descobriu através de Hécate (mitologia) e Helios que a jovem deusa havia sido levada para o mundo dos mortos, ou segundo outras fontes, Zeus preocupado revela a Proserpina de Dante Gabriel Rossetti, Deméter o acontecido . Zeus então, ordenou que 1874, (Tate gallery, Londres). Hades devolvesse a sua filha. Porém Perséfone tinha comido algo (uma semente de Romã), concluiu-se que não tinha rejeitado inteiramente Hades. Assim, estabeleceu-se um acordo, ela passaria um terço do ano com Hades, um terço do ano com Deméter, e um terço do ano descansando, como consequencia ao mesmo tempo na terra seria inverno, primavera e outono respectivamente. Este mito justifica o ciclo anual das colheitas. Perséfone, com Hades, é mãe de Macária, deusa de boa morte.

O

Relacionados