O mito de Orestes

Páginas: 2 (479 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013

O mito de Orestes símbolo da vingança


Antes da guerra de Tróia, Agamêmnon, que havia zangado a deusa Artêmis, foi obrigado a sacrificar a filha mais velha, Ifigênia, para assim apaziguar osdeuses e favorecer os aqueus na batalha que estava por vir, contudo, sua esposa, Clitemnestra nunca chegou a perdoar o marido por isso.
Quanto este voltava vitorioso da guerra contra os troianos,Clitemnestra e seu amante Egisto bolaram um plano de vingança para mata-lo. No caminho para sua cidade, Agamêmnon parou no pais da Argólida, onde reinava o amante de sua rainha. Durante o banquete dejantar, ele foi brutalmente assassinado, levando Clitemnestra e Egisto a reinarem sobre Micenas.
Ao receber a noticia da morte do pai, a segunda filha de Agamêmnon e Clitemnestra, Electra enviou oirmão mais novo Orestes, para a Fórcida, pois suspeitava que Egisto pretendia mata-lo também, para impedir que ele vingasse o pai. Lá ele foi acolhido pelo rei Estrófio, onde foi criado junto ao filhodeste, Pílades.
Ao alcançar idade adulta, convencido pelo deus Apolo, Orestes voltou a Micenas para vingar a morte do pai. Ao chegar ao antigo lar, Orestes, com auxilio do amigo Pílades, e da irmãElectra, assassinou tanto Egisto quanto sua própria mãe, Clitemnestra. Porém mesmo tendo seus motivos, os deuses resolveram que Orestes tinha de ser punido pelo Matricídio, e por isso, enviaram as Eríniaspara persegui-lo e puni-lo por suas ações.
Para escapar das Fúrias, Apolo recomendou que Orestes se refugiasse em seu templo na cidade de Delfos, mas com isso ele apenas conseguiu adiar anda mais ojulgamento dos deuses. Por fim Orestes foi até Atenas para ser finalmente julgado pelos seus atos. No fim a votação para definir se Orestes devia ou não ser punido terminou empatada. A voto dedesempate foi concedido a protetora da cidade, Palas Atena, que optou por perdoar Orestes de seus crimes.
Depois disso, como forma de agradecimento a Atena, Apolo ordenou que Orestes fosse até a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESENHA
  • MITO
  • Mito
  • Mitos
  • Mitos
  • Mito.
  • Mito
  • Mito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!