O mito da caverna

Páginas: 5 (1241 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
O Mito da Caverna
Poderia eu aqui contar detalhe por detalhe o texto que ora acabei de ler porém sei ao certo que isso o professor já sabe de frente pra trás se assim me permite dizer, então farei um breve relato e em seguida irei expor minha singela opinião.
O Mito da Caverna , texto extraído do livro “ A República “ de Platão narra o dialogo do personagem central Sócrates com seu amigoGlauco. Sócrates desafia instiga Glauco a imaginar uma caverna onde desde o nascimento os seus habitantes têm os pés e a cabeça presos a tal maneira que só consigam olhar para frente onde conseguem ver um muro pequeno onde pessoas também presas ficam passando com figuras representantes do mundo comum por cima do muro e os aprisionados conseguem ver isso pela chama de uma fogueira que fica atrásdeles.
Sócrates o questiona sobre a vida vista pelas sombras e que por certo essas pessoas dariam nome a essas sombras e que o eco da voz emitido pelo fundo da caverna seria a som dos objetos formados por sombras e isso seria a única verdade por eles conhecida. E para aguçar ainda mais os sentidos Sócrates pede para Glauco imaginar que um dia um desses cativos se libertasse e fosse obrigado aseguir em frente e se sair dali, primeiro poderia aperfeiçoar as imagens que antes era tão somente sombra e depois logo se cegaria com a luz do lado de fora da caverna já que passara muito tempo na escuridão, diz ainda que durante a noite poderia ser mais fácil pra esse cativo adaptar e assim conhecer o céu,a lua, as estrelas e que durante o dia conseguiria vislumbrar todas as coisas que antesvira e ficaria eufórico com todas as coisas agora tão visíveis e então veria o astro rei, o sol (Hélio) sabendo assim que este era o responsável por todas as estações do ano e chega a conclusão que melhor seria sofrer todas as dores do mundo que voltar a viver na caverna vendo por sombras.
Sócrates dá seguimento dizendo que se este cativo por obra do destino fosse obrigado à voltar a viver nacaverna e ao chegar contasse tudo o que viu e vivenciou fora da caverna os outros cativos os teriam como motivo de chacota e caso não silenciasse poderiam espanca lo e quem sabe até a morte.
Agora arrisco me a dizer algumas palavras sobre essa metáfora de Platão que pra mim foi umas das mais brilhantes que já li. Fiquei muito impressionado com a comparação entre nossa vida e a caverna tendo comoponto de partida que desde sempre somos levados a acreditar em meias verdades sendo impostas a nos como verdade absoluta e acreditamos tanto nessas verdades que as tomamos como filosofia de vida, sem perceber o quanto na sombra estamos ou se preferir em mundo invisível. Neste dito mundo invisível somos como os cativos aprisionados ao ouvir os relatos do que viu o mundo visível, pois sempre que alguémtenta nos alertar ou abrir nossos olhos damos risadas e “matamos” a verdade dessas pessoas com nossas criticas e deboches.
Essa passagem me lembrou um pouco do filme “A Vila” que trata de uma historia um tanto quanto parecida já que no filme quem descobre a verdade da “Villa” é uma deficiente visual o que mostra que não é preciso todos os sentidos pra sair da ignorância e passar a ver arealidade que insistimos em não ver. Sair do mundo invisível para o visível é algo que pode ser doloroso e um pouco complicado mais é sempre melhor a claridade do que a inércia nas sombras. Temos que estar atentos pra correntes que nos prendem e nos aprisionam.
Temos ainda que repensar nosso conceito sobre verdade e aceitar que alguns não estão preparados para ela e que pra outros ignorância é afelicidade.
Resumo do texto/alegoria: O mito da Caverna
Opinião: Ronimar Cardoso dos Santos.
Turma:A2/DN






















Questões:
01-O que é a caverna?
De acordo com o texto a caverna corresponde ao mundo em que vivemos, assim como na caverna os que vivem no mundo dito invisível só conseguem ver sombras da realidade.
02-Que são as sombras das estatuetas?
São as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O mito da caverna
  • O mito das cavernas
  • Mito da caverna
  • O mito da caverna
  • O mito da caverna
  • Mito da caverna
  • O Mito da Caverna
  • Mito da caverna

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!