O mito da caverna de platão

Páginas: 4 (858 palavras) Publicado: 26 de abril de 2011
Neo e Sócrates

Por que as personagens do filme afirmam que Neo é “o escolhido”?
Por que eles estão seguros de que ele será capaz de realizar o combate final e vencer a Matrix?
Porque ele eras umpirata eletrônico, isto é, alguém capaz de invadir programas, decifrar códigos e mensagens, mas, sobretudo, porque ele também era um criador de programas de realidade virtual, um perito capaz derivalizar com a própria Matrix e competir com ela.
Por Ter um poder semelhante ao dela, Neo sempre deconfiou de que a realidade não era exatamente tal como se apresentava. Sempre teve dúvidas quanto àrealidade percebida e secretamente questionava o que era a Matrix. Essa interrogação o levou a vasculhar os circuitos internos da máquina (tanto assim que começou a ser perseguido por ela como alguémperigoso) e foram suas incursões secretas que o fizeram ser descoberto por Morfeu.
Por que Sócrates é considerado o “patrono da Filosofia”? Porque jamais se contentou com as opiniões estabelecidas, comos preconceitos de sua sociedade, com as crenças inquestionadas de seus conterrâneos. Ele costumava dizer que era impelido por espírito interior (como Morfei instigando Neo) que o levava a desconfiardas aparências e procurar a realidade verdadeira de todas as coisas.
Sócrates andava pelas ruas de Atenas fazendo aos atenienses algumas perguntas : “O que é isso em que você acredita?”,
O que éisso que você está fazendo?”. Os atenienses achavam, por exemplo, que sabiam o que era justiça. Sócrates lhes fazia perguntas de tal maneira sobre a justiça que, embaraçados e confusos, chegavam àconclusão de que não sabiam o que ela significava. Os atenienses acreditavam que sabiam o que significava a coragem. Os atenienses acreditavam também que sabiam o que eram a bondade, a beleza, a verdade,mas um prolongado diálogo com Sócrates os fazia perceber que não sabiam o que era aquilo em que acreditavam.
A pergunta “O que é?” era o questionamento sobre a realidade essencial e profunda de uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Platão e o mito da caverna
  • O Mito da Caverna de Platão
  • Mito da Caverna de Platão
  • O Mito da Caverna
  • Resenha Mito da Caverna
  • O mito da Caverna
  • O mito da caverna de platão
  • o mito da caverna de platão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!