o metodo cientafico

1439 palavras 6 páginas
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
Disciplina: Seminário de Integração, de Motivação e de Pesquisa Científica

UNIDADE II – O MÉTODO CIENTÍFICO

Profa. Germana Parente Neiva Belchior

Agosto / 2011

DISCIPLINA: SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO, DE MOTIVAÇÃO E DE PESQUISA CIENTÍFICA

1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE O MÉTODO CIENTÍFICO
- Em geral, o método está associado à metodologia, que é o estudo dos métodos utilizados no processo de conhecimento. O método é exatamente o caminho a ser percorrido.
- O conhecimento científico tem uma característica particular: os raciocínios e as técnicas que ele utiliza podem ser claramente identificados. Logo, quando se sabe o caminho a ser seguido, pode-se chegar com mais exatidão ao resultado final.
- Dessa forma, o método científico é o roteiro seguro que o pesquisador utilizará em suas investigações. Sem a utilização do(s) método(s) adequado(s), não há possibilidade de se construir um conhecimento científico, ou seja, de se fazer Ciência.

DISCIPLINA: SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO, DE MOTIVAÇÃO E DE PESQUISA CIENTÍFICA

TRANSMISSÃO DO VÍDEO
“MÉTODO CIENTÍFICO DO MUNDO DE
BEAKMAN”
DURAÇÃO: 9 MINUTOS E 21 SEGUNDOS

DISCIPLINA: SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO, DE MOTIVAÇÃO E DE PESQUISA CIENTÍFICA

- Para Mario Bunge (1987), o método científico é a teoria da investigação.
Assim, para que a investigação alcance seus objetivos de maneira científica, é preciso que ela cumpra ou se proponha a cumprir algumas etapas básicas (oito), tais como:
ETAPA 1: Descobrimento do problema ou lacuna num conjunto de conhecimentos. Caso o problema não esteja enunciado com clareza e precisão, passa-se à etapa 2; se estiver, segue-se à etapa 3.
ETAPA 2: Colocação precisa do problema. Aqui, o problema deve ser recolocado à luz de novos conhecimentos articulados ou no processo de articulação. ETAPA 3: Procura de conhecimentos ou instrumentos relevantes ao problema. Nesta etapa, o pesquisador deverá levar em consideração as
teorias,

Relacionados