O metabilismo energético das células

1335 palavras 6 páginas
Revisão de Biologia
O metabolismo energético das células
Nas reações químicas, as moléculas reagentes interagem entre si e se transformam em outras moléculas denominadas os produtos, o que vai fornecer energia á célula.
As reações químicas que ocorrem com as células são divididas em 2 grupos: as reações endergônicas e as reações exergônicas.
As reações endergônicas são aquelas, cujo processo precisa receber energia. Nesse caso os reagentes têm menor energia que os produtos. Ex: fotossíntese e quimíossintese.
As reações exergônicas são aquelas que necessitam liberar energia durante a reação. Nessas reações os reagentes possuem mais energia do que os produtos, e parte da energia dos reagentes são liberados em forma de calor, a respiração, a fermentação e a respiração aeróbia são bons exemplos disso.
Ex: endergônicas: a síntese (fabricação) de glicose a partir de CO2 e H2O só pode ser realizada com a incorporação de energia, uma vez que os reagentes desses processos têm menor nível energético que os produtos.
6 CO2+luz (solar) = C6 H12+6 O2
Ex: exergônicas: na quebra da molécula de glicose há liberação de parte da energia contida nas ligações químicas, originando moléculas de menor nível energético. No caso da respiração aeróbia, os produtos desse processo são o CO2 e H2O.
C6 H12 O6+ 6 O2 (reagentes) +liberação de energia)= 6 CO2+ 6 H2O.
Molécula de ATP
Em uma célula, a reação exergônica libera parte da energia sob a forma de calor, partindo para promover reações endotérmicas. Uma substância comum dirige esse aproveitamento de energia, havendo pouca liberação de calor.
Essa substância é chamada de ATP, trifosfato de adenosina. Essa molécula tem grande capacidade de armazenar em suas ligações de fosfato, grande parte da energia desprendida de reações exergônicas e tem capacidade de liberar, por hidrólise, essa energia armazenada para promover reações endergônicas. O ATP funciona na célula, como uma “moeda energética”, que pode ser gasta sempre que a célula

Relacionados

  • O Metabilismo Energético Das Células
    576 palavras | 3 páginas
  • a antropologia no quadro das ciencias
    10677 palavras | 43 páginas