o mestredo liceu

1138 palavras 5 páginas
Aristóteles
INTRODUÇÃO
Neste trabalho falaremos sobre o grande filósofo grego Aristóteles, que nasceu em 384 a.C., na cidade antiga de Estágira, Filho de Nicômaco, médico do rei Amintas, gozou de circunstâncias favoráveis para seus estudos. Seus pensamentos filosóficos e idéias sobre a humanidade tem influências significativas na educação e no pensamento ocidental contemporâneo. Em 367 a.C, aos seus 17 anos, foi enviado para Academia de Platão em Atenas, na qual permanecerá por 20 anos,inicialmente como discípulo, depois como professor, até a morte do mestre em 347 a.C. Fundou em Atenas, no ano de 335 a.C, a escola Liceu, criada para para estudos das ciências naturais e preceptor de Alexandre, o Grande, da Macedônia.. O grande filósofo valorizava a inteligência humana, que por ele era a única forma de alcançarmos a verdade. Aristóteles escreveu sobre diversas áreas tais como : política, lógica, moral, ética, teologia, pedagogia, metafísica, didática, poética, antropologia, psicologia e biologia .
OBRAS DE ARISTOTELES
Obras de Lógica ou Organon: incluem Categorias, Sobre a Interpretação, os Analíticos ( Primeiros e Segundos) e os Tópicos.
Obras sobre física e a concepção do universo: compreendem Física, Sobre o Céu, Sobre a Geração e a Corrupção e Meteorológicos.
Obras psicológicas e biológicas: abrangem Sobre a Alma, além de pequenos textos reunidos sobre o título de Parva Naturalia e História dos Animais ( com partes de autoria duvidosa).
Tratados de metafísica: Andronico denominou Metafísica (literalmente "depois da física) a estas partes dos apontamentos de Aristóteles.
Obras ético-políticas: compreendem a Ética a Eudemo (organizados por Eudemo, discípulo de Aristóteles), a Ética a Nicómaco (organizada por Nicómaco, filho de Aristóteles), a Grande Moral ( de autoria duvidosa), a Política e a Constituição de Atenas.
Obras sobre a linguagem e a estética: incluem a Retórica e Poética.

A MORAL
Aristóteles trata da moral em três Éticas, de que se

Relacionados