O mercado e a gestão de pessoas

Páginas: 5 (1046 palavras) Publicado: 19 de maio de 2011
O Mercado e a Gestão de Pessoas

A importância de estudar teorias da administração, as relações interpessoais, a tecnologia no crescimento empresarial e a economia para futuros administradores são temas tratados como inúteis por alguns. A percepção do cenário mundial só é possível se auxiliada pela economia; a tecnologia está diretamente relacionada à esse contexto; as relaçõesinterpessoais podem ser consideradas como um elo entre esses dois últimos; e as teorias da administração só seriam menos importantes se não houvesse o interesse em inovar, melhorar, aprimorar e desenvolver novos fundamentos.
O fato é que as faculdades apresentam aos futuros administradores, as Teorias Gerais da Administração (TGA), julgadas ultrapassadas e inúteis, principalmente para o meioacadêmico. Essa cadeira faz parte da grade curricular de qualquer curso de Administração e MBA, e o questionamento é: porque não ir direto ao ponto e estudar as mais inovadoras e empreendedoras técnicas de administração?
O que ocorreria se um historiador não estudasse o Império Romano e valorizasse apenas o Império Norte-Americano?
O presente não faz sentido quando não se tem opassado como meio de comparação e superação. A evolução, todo o processo de desenvolvimento da história, ou da administração em si, não fariam sentido se não tivessem sido catalogados para posterior análise. A base de entendimento é primordial para entendimento dos indicativos, sem essa base nada faria sentido.
Não existe inovação sem conhecimento do existente, do velho. É importante queos fundamentos da Administração sejam conhecidos para criar outros, mais atuais e mais eficientes e eficazes.
Partindo da inovação e criação de novos fundamentos para administrar, e ressaltando que as TGA são muito utilizadas por muitas empresas para alavancar processos e melhorar a gestão de pessoas, é necessário voltar para as cinco variáveis básicas: tarefas, estruturas, pessoas,tecnologia e ambiente.
Considerando o planejamento das atividades operacionais, a estruturação das organizações, a gestão de pessoas e suas atividades, a aplicação da tecnologia na atividade organizacional e a adequação das organizações às demandas e situações que ocorrem em seu contexto externo, para que a organização alcance um diferencial no mercado, é preciso que todos esses fatorestrabalhem de forma interagida e integral.
Cada colaborador deve compartilhar suas ideias, conhecimento, talento e anseios em prol do objetivo organizacional; onde todos devem estar direcionados a conquistas, lidando com as dificuldades e diferenças, a fim de obter o sucesso. Isso porque uma organização é feita de pessoas, e o relacionamento entre elas é fundamental para alcançar os mesmosresultados. O trabalho em equipe tem sido valorizado por muitas empresas, por existir interação, colaboração e cooperação, o que possibilita mostrar o valor e o talento de cada colaborador.
Os investimentos na área de Tecnologia da Informação estão em expansão, o que está gerando a necessidade de integrar a utilização dessas ferramentas no processo decisório estratégico de uma empresa.Em termos de competitividade e concorrência, toda empresa precisa se posicionar estrategicamente, seja pela determinação de um nicho de mercado ou diferenciando-se dos concorrentes pela eficiência no processo produtivo, oferecendo produtos com o nível de qualidade exigido pelos consumidores e preço competitivo, de forma a conquistar os clientes, atender às suas necessidades e alcançar aliderança pelo produto no mercado.
A Tecnologia de Informação pode melhorar os processos que já são realizados, mudar completamente os processos, satisfazer necessidades de mercado, produção e obtenção de informação e gerar novas necessidades, por isso é vista como um elemento de agregação de valor.
O fornecimento de informações para a gestão é uma das funções mais tradicionais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O mercado e a gestao de pessoas
  • O mercado e a gestão de pessoas
  • O mercado e a gestão de pessoas
  • O mercado e a gestão de pessoas na atualidade
  • Mercado e a gestão de pessoas na atualidade
  • O mercado e a gestão de pessoas na atualidade
  • O mercado e a gestao de pessoas
  • Mercado e a gestão de pessoas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!