O MERCADO DE TRABALHO E A INSERÇÃO DA MULHER

Páginas: 14 (3261 palavras) Publicado: 27 de agosto de 2013
SUMÁRIO

I. INTRODUÇÃO 4

II. O MERCADO DE TRABALHO E A INSERÇÃO DA MULHER 6
2.1 A Mulher nos Movimentos Sindicalistas 7
2.2 Desigualdades de Gêneros 8
2.3 Habilidades Femininas Mudam o Cenário no Mercado de Trabalho 11
2.4 As Conquistas das Mulheres no Mercado de Trabalho 12
2.5 Lutas e Desafios da Mulher no Mercado de Trabalho 12

III. CONCLUSÕES 14
3.1 Conclusões Individuais 143.2 Conclusão do Grupo 16

REFERÊNCIAS 17



























I. INTRODUÇÃO

Segundo Correia (2008, pág. 30), no século XXI o trabalho depende do capital para mover o desenvolvimento das forças produtivas por estar inserido em um sistema capitalista. O trabalho encontra-se fragmentado em sua produção por apresentar a divisão social, na concepção apresentadapor Marx, e técnica, passando a ser uma unidade da construção de todos os momentos da vida humana, ou seja, elemento central pela busca de alternativas.
No capitalismo, para um melhor desenvolvimento das forças produtivas, tanto para o empregado quanto para o empregador, é preciso acreditar que não existe diferença entre gêneros.
De acordo com Maruani e Ilirata (2003, pág.21), nos últimos anosvivenciamos várias mudanças no mercado de trabalho no que diz respeito à participação feminina, tais como o afluxo das mulheres, o crescimento da escolaridade feminina e a participação em diferentes áreas da sociedade que lhe conferem direitos sociais, políticos e econômicos.
Conseguintemente, hoje é significativo o índice de participação feminina, que ganha em sua essência valores, como acapacidade de grandes trabalhos e conquistas. Dados do IBGE (2010) mostram que a presença feminina foi maioria na administração pública (22,6% contra 10,5% dos homens em 2011).
O objetivo geral desta pesquisa é analisar o mercado financeiro supervisionado por mulheres para se identificar as condições femininas em cargo de destaque neste setor, ou seja, nas empresas de 2008 a 2013, no Brasil.
Osobjetivos específicos deste trabalho são:
• Investigar fatos reais mostrando as oportunidades abertas para mulheres em cargos administrativos de empresas de diversos níveis, dando ênfase a algumas que ganharam destaque.
• Identificar as diferenças que ainda persistem no mercado quando se compara homens e mulheres.
Decidimos trabalhar com esse subtema devido ao crescimento da população feminina nopaís. Com o desenvolvimento econômico social do país surgiram vários obstáculos para as mulheres que estão lutando contra os preconceitos e igualdades em diversas situações do dia a dia, tendo o mercado de trabalho como seu principal desafio.

Analisando a importância da mulher no mercado de trabalho e sua influência no crescimento da economia do país, esperamos evidenciar que cada vez mais a mulhervem buscando seu lugar no mercado financeiro e alcançando grandes vitórias como sua independência pessoal e profissional.
A metodologia a ser usada neste estudo é a análise de reportagens de jornais, revistas com colunas direcionadas ao assunto escolhido, livros que apresentem a História do desenvolvimento do tema abordado, a exemplo da Revista Veja, teses de doutorado, Folha de São Paulo,dados do IBGE, entre outros.









II. O MERCADO DE TRABALHO E A INSERÇÃO DA MULHER

Segundo Toledo (2008, pág. 37), a mulher teve sua entrada em massa no mercado de trabalho durante a Revolução Industrial, na Inglaterra, entre 1770 e 1830. Com a introdução das máquinas no processo de produção de mercadorias e com uma grande concentração de trabalhadores nas fábricas, a revolução tevea inclusão de famílias na linha de produção transformando a mulher em força de trabalho, fazendo dela uma operária.
A Revolução Industrial foi um processo que mudou totalmente a situação das mulheres de todas as classes, tendo as mulheres que não eram burguesas sendo confiscadas pelo capital e transformadas em força de trabalho junto a seus filhos.
No Brasil, de acordo com a revista VEJA,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A inserção da mulher no mercado de trabalho
  • Inserção da mulher no mercado de trabalho
  • A INSERÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO
  • Inserção da mulher no mercado de trabalho
  • Inserção da mulher no mercado de trabalho
  • A inserção da mulher negra no mercado de trabalho
  • A relação da família na escolha da mulher em sua inserção no mercado de trabalho
  • A inserção dos Jovens no mercado de trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!