O mensalão agitando a democracia brasileira

895 palavras 4 páginas
O mensalão agitando a democracia brasileira
Os cidadãos do Brasil por muito tempo se mostraram estranhos e desinteressados à política. Até que, por fim, veio o estopim histórico da corrupção política brasileira, mais conhecida por mensalão, agitar o conformismo que, por muito tempo, amansou os “corações” brasileiros.
O escândalo teve início em maio de 2005 sob o governo Lula e consistia em um plano organizado para a compra de apoio parlamentar e manutenção do poder político, afetando diretamente o Estado democrático brasileiro.
O Supremo Tribunal Federal começou a julgar, então, no dia 2 de agosto de 2012 os 38 réus do mensalão, correspondente a ação penal n° 470, oferecida pelo Procurador-Geral da República, Roberto Monteiro Gurgel Santos, considerado um dos maiores escândalos de corrupção da política brasileira. Dentre os crimes imputados aos acusados estão: corrupção passiva, corrupção ativa, evasão de divisas, lavagem de dinheiro, quadrilha ou bando, peculato e gestão fraudulenta.
Mas o que é o mensalão?
O esquema criminoso foi arquitetado para atender as expectativas políticas do Partido dos Trabalhadores – PT, visando repassar recursos aos parlamentares tendo como contrapartida o apoio do Governo Federal, para dessa maneira se manter no poder.
Na ordem da denúncia e alegações finais oferecida pelo Procurador-Geral da República Roberto Monteiro, além do desvio de dinheiro público, o financiamento dos recursos para o plano do mensalão eram feitos por meio de concessões e renovações de empréstimos fictícios obtidos pelos Bancos Rural e BMG somando a quantia total de R$ 75.644.380,56 (setenta e cinco milhões, seiscentos e quarenta e quatro mil, trezentos e oitenta reais e cinquenta e seis centavos).
Assim, visava-se, através do ardiloso plano, pagar as dívidas pretéritas contraídas pelos parlamentares petistas, custear os gastos de campanha e outras despesas do PT em um ciclo vicioso, com o fim de manter o partido sob o controle do poder político,

Relacionados

  • Filosofia
    6251 palavras | 26 páginas
  • Código da vida
    165040 palavras | 661 páginas
  • Comunicação e expressão
    57636 palavras | 231 páginas
  • gramatica
    460168 palavras | 1841 páginas