O menino grapiúna de jorge amado

Páginas: 2 (310 palavras) Publicado: 12 de setembro de 2014
O menino Grapiúna
Autor: Jorge Amado
Gênero: Memórias
Editora: Companhia das Letras (2ª Edição) Record (1ª Edicão)
Local/Ano: Rio de Janeiro 1981 (1ªEdição) 2010 (2ª Edição)Narração: 1ª pessoa (Jorge Amado)
Personagem Principal: Jorge Amado
Personagens secundários e outros: Seus Pais, ÁlvaroAmado, José Nique, padre Cabral, Argemiro jagunços, coronéis, malandrose prostitutas.
Espaço: Sul da Bahia
Tempo: 1913
Resumo:
O livro conta a infância de Jorge Amado, ele testemunhou onascimento de cidades como Pirangi, hoje a cidade de Itajuípe, asguerras pela posse da terra da sua família, o florescimento de uma cultura e de uma mitologia. No mundo rude conturbado, de muitavitalidade e quase sem lei, forma, a sensibilidade e osvalores do futuro escritor. Era levado por seu tio Álvaro Amado às mesas de jogatina e aos bordéis assim ele conheceu os coronéis e o aventureiro JoséNique que manobravam os baralhos dopôquer com a segurança que manejava os revolveres, e assim aprendia as regras do pôquer, adivinhando o jogo de cada parceiro. Aprendeu a ler antes de ir à escola,lendo o jornal A Tarde quandomorou em Pontal, e dos seus primeiros livros indicados pelo padre Cabral. Jorge Amado também adquiriu nesses primeiros anos seu inquebrantável amor pela liberdade,sobretudo quando se viuprivado dela, ao ser enviado a um internato jesuíta.
Comentários do Leitor:
Jorge Amado é meu autor preferido, dentre outros livro do mesmo esse foi legal, pois pudeconhecer melhor suainfância. Para quem gosta de livros com esse gênero eu recomendo.
Curiosidades sobre o Autor:
Jorge Leal Amado de Faria nasceu em Itabuna em 10 de agosto de 1912. Foi umdos maisfamosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos, Ele é o autor mais adaptado da televisão brasileira. Escreveu 49 livros, propondo uma literatura voltada para as raízes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o menino de grapiuna
  • jorge amado
  • Jorge Amado
  • Jorge amado
  • Jorge Amado
  • Jorge Amado
  • Jorge AMado
  • Jorge Amado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!