O menino do pijama listrado
O filme se passa em 1940 e tem inicio com o garoto Bruno retornando a escola com seus amigos correndo pelas ruas.
Seu pai um oficial nazista de grande reputação está sendo promovido e toda a família terá de sair da bela casa que residem em Berlim e morar em um lugar afastado no campo. (Em nenhum momento no filme é citado que se trata de Auschwitz).
Seu pai encara essa promoção como uma missão, e não conta a família que está indo assumir o cargo de direção de um campo de concentração.
Assim que chega à casa Bruno observa da janela do seu quarto vê ao longe uma fazenda e acredita que poderá ir até lá para fazer novos amigos, já que se sente sozinho e sem ninguém para brincar. Bruno pergunta se pode visitar os vizinhos, o que é negado.
O menino desobedece a ordem dada pelos seus pais e sai em direção a fazenda.
Chegando lá ele encontra Shmuel, um menino que tem a mesma idade que ele, sentado próximo a um carrinho de mão, com o olhar triste. Surge a possibilidade de um novo amigo, mas Shmuel vive do outro lado da cerca e está sempre com seu pijama listrado.
As visitas de Bruno passam a ser diárias e a amizade entre os dois meninos começa a crescer, fazendo com que ele comece a questionar os pais e a irmã, querendo saber mais sobre aquele lugar e quem são aquelas pessoas que passam o dia todo de pijama listrado. As respostas são vazias e negativas e ele não acredita.
Seu pai recebe em sua casa outros oficiais nazistas para assistir a um filme montado sobre os campos de concentração, onde o que é mostrado são crianças felizes, bem alimentadas com suas famílias sorridentes. Bruno passa a perguntar ao amigo sobre o que ele viu no filme.
Mas o campo de concentração não tem nada de belo e de alegre como ele viu escondido no filme que seu pai passou para os outros oficiais, ficando Bruno ainda mais sem entender das coisas quando dizem a ele que Shmuel é seu inimigo. A essa altura sua mãe já descobriu que a fazenda ao lado se trata de um