o meio ambiente

Páginas: 3 (653 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
1-Respiração Branquial - A respiração branquial é diferente dos outros tipos de respiração porque o oxigênio encontra-se dissolvido na água.

2-As brânquias ou guelras essencialmente podem serencontradas em diversos tipos de organismos. Por exemplo, no caso dos peixes, ajuda nas trocas gasosas (respiração), mas também é um órgão que pode ajudar na classificação taxonômica de espécies, ouseja, na identificação de espécies de peixes.

3-Como mencionado anteriormente, as brânquias servem principalmente para a respiração aquática. Podem também ser modificadas para o uso no ar, mas emgeral são inadequadas para a respiração aérea. Por exemplo, a maioria dos peixes quando retirados da água rapidamente se asfixiam, apesar de haver muito mais oxigênio no ar do que na água.

4-A razão éque na água o peso das brânquias é bem sustentado, mas no ar elas não conseguem sustentar o próprio peso. Isso ocorre porque um órgão respiratório efetivo requer: grande superfície e cutícula fina.5-As brânquias podem ter outras funções além da troca de gases respiratórios e, as vezes, fica difícil decidir qual é a função principal, ou única, de uma brânquia. Algumas, chamadas de brânquiasanais das larvas de mosquito, agem na regulação osmótica: absorvem os íons da água e é duvidoso que exerçam qualquer papel importante na respiração. As brânquias de peixes e caranguejos ajudam naregulação osmótica, mas neste casos é bastante claro que elas também possuem como função principal a respiração.

6-Em um teleósteo (peixes) as brânquias vão consistir de vários arcos branquiais de cadalado. Cada arco vai possuir duas fileiras de filamentos. Cada filamento possui lamelas finas e paralelas, com a aparência de pequenas placas. Nesta lamelas o sangue flui em direção oposta à da águaque flui entre as lamelas, e desta forma os peixes conseguirão fazer as trocas gasosas para o mecanismo fisiológico da respiração.

7-O fluxo contra corrente é também encontrado nas brânquias de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Meio ambiente
  • Meio ambiente
  • Meio ambiente
  • Meio ambiente
  • Meio ambiente
  • Meio ambiente
  • Meio ambiente
  • Meio ambiente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!